28 novembro 2025, 15:37
Mais
    InícioVale do SousaPaços de FerreiraDesagregação de freguesias tema de debate entre PS e PSD

    Desagregação de freguesias tema de debate entre PS e PSD

    Published on

    A questão da desagregação das freguesias de Paços de Ferreira, Modelos, Sanfins, Lamoso e Codessos continua a gerar controvérsia entre o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) de Paços de Ferreira.

    Em comunicado, o Partido Socialista de Paços de Ferreira acusou o PSD de ter votado, em conjunto com o Chega, contra a desagregação das freguesias referidas, considerando um “claro desrespeito pela vontade expressa da população, que ao longo dos últimos anos tem manifestado, de forma inequívoca, o desejo de ver as suas freguesias desagregadas”.

    O partido referiu ainda que a desagregação das freguesias é essencial para o “desenvolvimento local e para a promoção de uma gestão mais próxima e eficaz das necessidades dos cidadãos”, acusando os sociais democratas de “ignorar as vozes de quem realmente vive e trabalha nestas comunidades”. No comunicado, o PS apelou à mobilização dos cidadãos para “exigir representatividade e decisões que realmente reflitam as necessidades e anseios da população”.

    Por outro lado, o Partido Social Democrata de Paços de Ferreira, em comunicado, contestou a acusação do PS e afirmou que “nenhum partido, incluindo PS, PCP, PSD e Chega, aprovou as propostas relativas a Paços de Ferreira, Modelos, Sanfins, Lamoso e Codessos, devido à insuficiência técnica dos processos apresentados”.

    “A responsabilidade pelos processos mal instruídos recai sobre a Câmara Municipal, liderada pelo Dr. Humberto Brito, que falhou em garantir a sua qualidade técnica, prejudicando as populações”, referiu o PSD.

    O partido explicou que votou favoravelmente a desagregação de Frazão e Arreigada, apoiando as legítimas aspirações das populações. Contudo, criticou a gestão do processo pela câmara municipal, sugerindo que o presidente “assuma responsabilidades e reúna com as juntas de freguesia para corrigir as falhas técnicas”. O PSD concluiu o comunicado dizendo que já solicitou uma reunião urgente com o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, para procurar “encontrar uma solução para a viabilização da desagregação destas freguesias”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO DR. MÁRIO FONSECA REALIZA-SE AMANHÃ

    O Município de Lousada realiza amanhã, 29 de novembro, às 21h, no Auditório Municipal,...

    E-REDES VAI AVANÇAR COM FAIXAS DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL EM CASTELO DE PAIVA A PARTIR DE 2026

    A E-REDES vai avançar, ao longo do ano de 2026, com a execução da...

    15.º RAID TT JRC POWER VOLTA A DESTACAR-SE PELA FORTE ADESÃO

    A 15.ª edição do Raid TT JRC Power voltou a afirmar-se como um dos...

    REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA DR. RIBEIRO DE MAGALHÃES PROVOCA CONDICIONAMENTOS NO TRÂNSITO

    A intervenção de requalificação que a Câmara Municipal de Felgueiras está a realizar na...

    NUNO FONSECA ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO INTERMUNICIPAL DA CIM DO TÂMEGA E SOUSA

    O Presidente do Município de Felgueiras, Nuno Fonseca, foi na manhã de hoje, 14...