17 janeiro 2026, 09:51
Mais
    InícioVale do SousaPaços de FerreiraDesagregação de freguesias tema de debate entre PS e PSD

    Desagregação de freguesias tema de debate entre PS e PSD

    Published on

    A questão da desagregação das freguesias de Paços de Ferreira, Modelos, Sanfins, Lamoso e Codessos continua a gerar controvérsia entre o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) de Paços de Ferreira.

    Em comunicado, o Partido Socialista de Paços de Ferreira acusou o PSD de ter votado, em conjunto com o Chega, contra a desagregação das freguesias referidas, considerando um “claro desrespeito pela vontade expressa da população, que ao longo dos últimos anos tem manifestado, de forma inequívoca, o desejo de ver as suas freguesias desagregadas”.

    O partido referiu ainda que a desagregação das freguesias é essencial para o “desenvolvimento local e para a promoção de uma gestão mais próxima e eficaz das necessidades dos cidadãos”, acusando os sociais democratas de “ignorar as vozes de quem realmente vive e trabalha nestas comunidades”. No comunicado, o PS apelou à mobilização dos cidadãos para “exigir representatividade e decisões que realmente reflitam as necessidades e anseios da população”.

    Por outro lado, o Partido Social Democrata de Paços de Ferreira, em comunicado, contestou a acusação do PS e afirmou que “nenhum partido, incluindo PS, PCP, PSD e Chega, aprovou as propostas relativas a Paços de Ferreira, Modelos, Sanfins, Lamoso e Codessos, devido à insuficiência técnica dos processos apresentados”.

    “A responsabilidade pelos processos mal instruídos recai sobre a Câmara Municipal, liderada pelo Dr. Humberto Brito, que falhou em garantir a sua qualidade técnica, prejudicando as populações”, referiu o PSD.

    O partido explicou que votou favoravelmente a desagregação de Frazão e Arreigada, apoiando as legítimas aspirações das populações. Contudo, criticou a gestão do processo pela câmara municipal, sugerindo que o presidente “assuma responsabilidades e reúna com as juntas de freguesia para corrigir as falhas técnicas”. O PSD concluiu o comunicado dizendo que já solicitou uma reunião urgente com o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, para procurar “encontrar uma solução para a viabilização da desagregação destas freguesias”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    CRÓNICA DE BEATRIZ LEITE RIBEIRO: ATRAVESSAR O ATLÂNTICO COM 20 ANOS? EIS UMA HISTÓRIA QUE VALE A PENA CONHECER

    Para fechar o ano, e como já é habitual, o jornal Público, à semelhança...

    PORTUGAL ARRANCA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL FEMININO 2027 EM PAÇOS DE FERREIRA

    A seleção feminina de Portugal inicia a campanha de qualificação para o Mundial 2027...

    LOUSADA LANÇA SESSÕES GRATUITAS DE MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS

    O Município de Lousada, em colaboração com a Associação de Cultura Musical, vai iniciar...

    LOUSADA ORGANIZA FORMAÇÃO GRATUITA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS SOBRE FINANÇAS E FINANCIAMENTO DE CLUBES

    O Município de Lousada vai promover, no dia 30 de janeiro, uma ação de...

    LOUSADA LANÇA “LOUSADA + SOCIAL” COM TRÊS EIXOS DE INTERVENÇÃO PARA COMBATER A EXCLUSÃO

    O Município de Lousada lançou, em novembro de 2025, o projeto "Lousada + Social",...