13 setembro 2024, 15:10
Mais
    InícioVale do SousaPaços de FerreiraSebastianas animaram Freamunde

    Sebastianas animaram Freamunde

    Published on

    Freamunde despediu-se das Sebastianas, as tradicionais festas em honra de São Sebastião que, de 11 a 16 de julho, animaram a vila com música, dança, tradições e sabores regionais. A edição deste ano, marcada pela diversidade de eventos e pela forte adesão do público, voltou a expor  as Sebastianas como um dos principais eventos do calendário cultural da região.

    Os concertos foram um dos pontos altos das festas, com atuações de bandas e artistas locais e nacionais que agradaram a todos os públicos. Expensive Soul, Paulo de Carvalho, Ana Moura, Mundo Segundo, Putzgrilla, Nel Monteiro, Tiago Bettencourt, Dillaz, Rui Vargas, José Pinhal, Hermínio Bussaco, Moullinex, Fernando Correia Marques e Santamaria foram alguns dos nomes que subiram ao palco durante os seis dias de festa.

    No dia 12 de julho deu-se um dos pontos altos das festividades, com a tradicional Noite de Bombos. A arruada reuniu milhares de pessoas entusiastas, que encheram as ruas da vila para assistir ao espetáculo de percussão. Este evento, parte integrante das festividades das Sebastianas, proporcionou momentos de animação e convívio entre os presentes.

    O sábado, dia 13, começou com o tradicional desfile de Bombos e Gigantones, seguido de um workshop com Putrica. À noite, Tiago Bettencourt subiu a palco, antes do espetáculo piromusical “Libertas”, que iluminou os céus da cidade freamundense. A madrugada continuou animada com Dillaz, Marante no Bar Dançante, e os sets de Rui Vargas e Luisa na Praça Sagres.

    Domingo teve início com a Banda de Freamunde marcando a entrada para a Missa Solene, seguida pelos elaborados Tapetes da Procissão. Durante a tarde, as Bandas Filarmónicas proporcionaram uma atmosfera musical enquanto a Entrada da Fanfarra e a Majestosa Procissão emocionaram os presentes. À noite, a Praça Arraial e a Praça Sagres foram palco de celebração com as Bandas Filarmónicas e um espetáculo multimédia. O encerramento musical ficou por conta de Ana Moura, seguida pelas performances de José Pinhal Post-Mortem e Moullinex.

    A segunda-feira começou com mais celebrações na Praça Arraial, seguida pela animada Fanfarra de Bombos. A noite foi iluminada pelo espetáculo de fogo de artifício “Revolution”, seguido pela Marcha Alegórica. A madrugada foi ao som de Fernando Correia Marques e Gin Party Soundsystem, com Nuno Lopes a encerrar a noite.

    A despedida das Sebastianas 2024 foi marcada pela animação dos Santamaria, seguida pela emocionante Passagem de Testemunho, simbolizando o encerramento desta festa tão aguardada.

    Durante seis dias, Freamunde não só honrou as suas tradições, mas também proporcionou momentos inesquecíveis de celebração e cultura, reafirmando-se como um dos eventos mais importantes do calendário cultural da região.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Concurso Gastronómico Petiscando em Penafiel de regresso

    Está de volta mais uma edição do Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel, uma iniciativa...

    Diana Ferreira representa Bombeiros de Paço de Sousa na Dinamarca

    A bombeira Diana Ferreira está a representar os Bombeiros de Paço de Sousa, entre...

    Arguido por recetação de artigo furtado em Paredes

    O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Penafiel,...

    Município paivense oferece tarde divertida a cuidadores informais

    O município de Castelo de Paiva apostou numa tarde diferenciadora para todos os cuidadores...

    Lousada em primeiro no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

    No âmbito da iniciativa europeia da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030...