A Equipa Comunitária de Saúde Mental de Lousada esteve presente no Encontro Europeu das Equipas Comunitárias de Saúde Mental (ECSM), em Lisboa. Esta equipa é constituída pela Carla Rio, psiquiatra e coordenadora da equipa, Sílvia Silva, psicóloga, Isabel Castro, enfermeira especialista, e Sofia Santalha, técnica da área Social.
O trabalho da equipa promovida pelo Município de Lousada e a ULS Tâmega e Sousa junto dos doentes psiquiátricos tem sido alvo de grande sucesso terapêutico e um exemplo para muitos outros projetos que se pretendem implementar no país.
Com base em dados epidemiológicos e clínicos, é hoje reconhecido que as perturbações psiquiátricas e os problemas de saúde mental tornaram-se a principal causa de incapacidade e uma das principais causas de morbilidade e morte prematura, principalmente nos países ocidentais industrializados.
A título de exemplo, as perturbações psiquiátricas representam 12% da causa global de doenças em Portugal, apenas precedidas pelas doenças cerebrais/cardiovasculares, com um peso global de 14%.
Segundo o vereador da Saúde, Nelson Oliveira, “o concelho de Lousada aposta cada vez mais no combate e prevenção destas doenças, dedicando exclusivamente uma equipa de trabalho para esta área”.