23 julho 2024, 01:32
Mais
    InícioVale do SousaLousadaCrianças com 5 anos: devem ficar no pré-escolar ou irem para o...

    Crianças com 5 anos: devem ficar no pré-escolar ou irem para o 1.º ano?

    Published on

    Segundo a legislação portuguesa, “a matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico é obrigatória para as crianças que completem seis anos de idade até 15 de setembro. As crianças que completem os seis anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem ingressar no 1.º ciclo do ensino básico se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, o que significa que todos os alunos que façam anos depois de 15 de setembro são os chamados ‘condicionais’”.

    As crianças e o seu desenvolvimento têm sido “alvo” de vários estudos científicos que demonstram que é importante que as crianças não “queimem” etapas e que só avancem quando se encontram efetivamente preparadas para tal. Aliás, segundo os mesmos estudos, verificou-se que as crianças mais novas em cada turma (isto é, as crianças que nascem nos últimos meses do ano), estão em desvantagem em relação aos colegas mais velhos. Essa desvantagem pode manifestar-se de muitas formas, nomeadamente, na maior probabilidade de obterem piores resultados académicos; maior probabilidade de necessitarem de serviços de educação especial ou, usando uma terminologia mais compatível com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de medidas adicionais de apoio à inclusão e aprendizagem; e de maior probabilidade de receberem um diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção ou de precisarem de apoio psicológico.

    Segundo os especialistas, “quando inicia a escolaridade, a criança deve ter um conjunto de aptidões intelectuais e emocionais que constituem pré-requisitos essenciais a uma aprendizagem bem-sucedida. Os fatores que permitem perceber se a criança está preparada para ingressar na escola primária ou não, são dois: a capacidade cognitiva e a maturidade. E iniciar o 1º ano sem ter ainda desenvolvido estas competências pode comprometer de forma significativa o percurso académico da criança”.

    Leia a reportagem completa na edição do seu TVS desta semana.



    Essa página é exclusiva para Assinante. Faça login ou torne-se uma assinante para ler a notícia completa.

    Login ASSINE JÁ

    Publicidade

    mais recentes

    Lousada celebra o dia dos Avós no Parque da Torre de Vilar

    O Município de Lousada preparou um programa para assinalar o Dia dos Avós, que...

    XVII ENCONTRO MOTARD – ESCAPE LOUSADA 2024

    Este sábado decorreu mais um dia do Escape Lousada, um dia marcado pela demonstração...

    Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Comemora 34º Aniversário

    A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei, ACR, celebrará o seu 34º Aniversário...

    Detidos por tráfico de estupefacientes em Paredes

    O Comando Territorial do Porto da (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

    Incêndio deflagrou em Canelas

    Um incêndio deflagrou, na quinta-feira de 18 de julho, num amontoado de lenha situado...