O mote para o PS Lousada centrou-se nas candidaturas às Juntas de Freguesia e Câmara Municipal de Lousada, no tradicional jantar do 25 de Abril, com lotação esgotadíssima.
Com os discursos de Luis Cunha, líder da JS, Eduarda Ferreira, líder das mulheres socialistas a abordarem temas como a liberdade conquistada em 1974 e as eleições legislativas, o verdadeiro foco esteve centrado nas intervenções de Nelson Oliveira e Pedro Machado e na política autárquica.
Num discurso bastante centrado na força das candidaturas às Juntas de Freguesia, Nelson Oliveira garantiu que o PS irá apresentar aos lousadenses os melhores candidatos a cada uma das 16 freguesias. Com a promessa de centrar a ação política na apresentação de propostas para os lousadenses, não se envolvendo em críticas nem respondendo aos ataques que tem sido feitos das mais variadas formas, o centro do debate estará no futuro de Lousada, mas também em tudo o que Pedro Machado deixa feito e em ponto de continuidade. Para isso, o programa eleitoral será feito em articulação com os lousadenses e as suas preocupações e necessidades.
Nelson Oliveira garante que, sendo eleito Presidente de Câmara, dará continuidade ao excelente trabalho de Pedro Machado e concluirá com sucesso os inúmeros investimentos que estão a decorrer ou a serem ultimados, como é o caso dos investimentos no novo Centro de Saúde do Mesio (Nevogilde), ampliação do Centro de Saúde de Meinedo e requalificação de Lousada Centro e Lustosa, construção dos sintéticos de Lodares, Aveleda, Nespereira e aquisição dos terrenos do Lagoas que está a ser finalizada, para que depois se possa investir na requalificação, nova Loja do Cidadão e Praça do Românico com o concurso já publicado em Diário da República, novas Habitações Acessíveis para os jovens, melhoria dos transportes públicos e novos parques empresariais, entre muitas outras iniciativas que estão a ser estudadas.
Para além desta continuidade, Nelson Oliveira prometeu que constituirá uma equipa que incluirá experiência política e governativa, mas também com pessoas independentes, do setor privado e com visão empresarial para um futuro cada vez mais próspero.
A título de exemplo, Nelson Oliveira elencou algumas medidas que os lousadenses podem ver vertidos no programa eleitoral do PS, como por exemplo, a criação de condições para que a médio prazo Lousada possa ter um Terminal de Mercadoria Ferroviário que possa atrair mais investimento, criar postos de trabalho, valorizar empresas e zonas industriais, reduzir custos logísticos das nossas empresas e promover as exportações, num acesso mais rápido e facilitado a toda a Europa por via ferroviária mas também ao Porto de Leixões, a par de uma melhoria ambiental com a redução de emissões de CO2, descongestionamento rodoviário, criando assim uma plataforma logística no Tâmega e Sousa. Para isso, tem sido desenvolvidos contactos prévios com especialistas na matéria, instituições publicas e privadas.
Nelson Oliveira reportou também a necessidade do município apostar na construção de um Multiusos, mais habitação a custos controlados e, fruto do aumento do número de alunos, promover a criação do Agrupamento Professor Marnoco e Sousa, tirando pressão ao Agrupamento de Escolas de Lousada, ficando desta forma este último centrado na oferta formativa existente na Escola Secundária de Lousada e o agrupamento a ser criado, gerir as Escolas Básicas e a Professor Marnoco e Sousa.
No final do seu discurso, Nelson Oliveira agradeceu e homenageou Pedro Machado, por todo o mérito que tem tido na condução do Município de Lousada. Um Município de Boas Contas, com investimentos pensados e feitos de forma sustentada e sempre com uma visão no futuro das pessoas que escolhem, cada vez mais Lousada para viver e trabalhar.
“Estou plenamente convencido que vamos ter uma grande vitória com Nelson Oliveira”, refere o atual presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado.
Após uma ovação de pé, Pedro Machado tomou a palavra e fez uma retrospetiva ao percurso autárquico desde 2013, garantindo que deixa uma Câmara com boa saúde financeira, com muitos projetos importantes em curso, muito trabalho árduo concretizado e medidas que o deixam orgulhoso, garantindo que estará sempre presente para tudo o que os lousadenses possam precisar no futuro, já que este é um projeto de continuidade e que será certamente liderado por Nelson Oliveira.
Relativamente ao atual vereador e candidato à CM Lousada, Pedro Machado afirmou que foi ele quem viu em Nelson Oliveira as capacidades políticas e governativas para assumir este desafio, dado que sempre o acompanhou ao longo destes últimos 12 anos de trabalho no Município, dominando todos os dossiers e conhecendo todas as necessidades das freguesias, dos lousadenses e do nosso concelho, e também sente orgulho nisso.
Pedro Machado afirmou que é necessário prosseguir o caminho traçado, sem experimentalismos e está confiante numa grande vitória deste projeto autárquico dado aquilo que ouve e sente junto dos lousadenses e do trabalho que está a ser feito.
O PS realizou assim mais um jantar do 25 de abril onde reuniu centenas de pessoas motivadas e empenhadas em trabalhar por um concelho ainda mais inovador, próspero e coeso.