12 outubro 2025, 18:52
Mais
    InícioVale do SousaPenafielPS de Penafiel quer demissão de vereadora da CPCJ

    PS de Penafiel quer demissão de vereadora da CPCJ

    Published on

    O Partido Socialista de Penafiel pediu a demissão de funções de Daniela Oliveira, vereadora da Câmara Municipal, por suposta “ilegalidade” na cumulação de cargos na autarquia e na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

    Paulo Araújo Correia, presidente do Partido Socialista (PS) de Penafiel e deputado no executivo municipal de Penafiel, pediu um parecer à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, questionando a legalidade das funções desempenhadas por Daniela Oliveira na estrutura concelhia, quando desempenha funções a tempo inteiro na autarquia. Em parecer, a Comissão alega que “as funções que a atual representante do município exerce na Câmara Municipal do mesmo concelho, não se vê como lhe seja possível integrar simulteamente a tempo inteiro”. O documento a que o TVS teve acesso acrescenta ainda que “não é compatível com o disposto nº5 do artº 23” que diz que “o presidente deve estar a tempo inteiro”.

    Os socialistas acusam ainda Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, assim como Daniela Oliveira e o vereador Rodrigo Lopes, de já terem sido alertados para esta questão, no mandato da anterior presidente.

    O Partido Socialista apela “à imediata demissão de funções da Vereadora Daniela Oliveira, seguindo assim o vertido no parecer da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, repondo o normal funcionamento da CPCJ de Penafiel e garantindo, de uma vez por todas, que o superior interesse das crianças e jovens penafidelenses é colocado no topo das prioridades do executivo municipal”.

    Contactada pelo TVS, a Câmara Municipal de Penafiel diz que “não tem ainda conhecimento formal/oficial do referido parecer” e que “quando o tiver vai analisar o documento e depois fará uma tomada de posição”. A autarquia acrescenta ainda que “não reage a questões partidárias, no meio mediático, sem as estudar e analisar com rigor”.  A Câmara Municipal de Penafiel adverte “não podemos esquecer que a CPCJ é uma entidade autónoma e que é composta por várias entidades como o ministério Público, ministério da saúde, ministério da educação, forças de segurança, entre outras. Assim remetemos a nossa oposição oficial para mais tarde”.

    Saiba mais na edição da próxima semana do seu TVS.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    LOUSADA PARTICIPA EM PROJETO EUROPEU PARA COMBATER ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO

    O Município de Lousada integra o consórcio europeu do projeto Stereotype Trap, uma iniciativa...

     MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CONDENAÇÃO DE MULHER ACUSADA DE MATAR COMPANHEIRO

    O julgamento de Dayane Souza, de 35 anos, acusada de matar o companheiro Joaquim...

    EMPRESÁRIO LOUSADENSE CONDECORADO PELO PRESIDENTE DE ANGOLA

    O lousadense António Cunha foi agraciado pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço,...

    VITORINO ANTUNES ASSUME COMANDO TÉCNICO DO SPORT CLUBE DE FREAMUNDE

    O Sport Clube de Freamunde anunciou Vitorino Antunes como novo treinador da equipa principal....

    CONCURSO ESCOLAR DA ROTA DO ROMÂNICO REGRESSA PARA NOVA EDIÇÃO

    A Rota do Românico lança a sétima edição do seu concurso escolar, que decorre...