Decorreu de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, as festas em honra de Nossa Senhora das Candeias e São Brás, em Nespereira, Lousada.
O primeiro dia foi marcado pela novena em honra de Nossa Senhora das Candeias, atuações do grupo de dança Mitos Urbanos e do Rancho Flores da Primavera e concluiu-se com a sessão de fogo de artifício. O dia seguinte, dedicado à santa, iniciou-se cedo, com a alvorada com salva de morteiros e com a missa solene, continuando com as atuações da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios e com o grupo de bombos Amigos de Caíde de Rei, com a reza do terço e a procissão, com as atuações dos grupos Marotos da Concertina e Némanus, intercaladas com outro espetáculo pirotécnico. No domingo foi homenageado São Brás, com a alvorada com salva de morteiros e com a missa solene, seguindo-se a atuação da Banda Musical de Lousada e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, continuando com a majestosa procissão e terminando com o fogo de artifício.
Em declarações exclusivas ao TVS, o Padre José Mota mostrou-se satisfeito com todo o empenho e dedicação da comissão de festas, considerando que se tratou “de todo um ano de trabalho, com diversos eventos e iniciativas” que permitiram organizar uma grande festa. Acrescentando ainda que, na missa solene de domingo, em honra de São Brás, a igreja paroquial “estava lotada, mesmo muito cheia”, e, durante a tarde, era imensa a população presente para assistir à procissão, afirmando que lhe parecera “bem mais do que no ano anterior”.
Como afirma o pároco, apesar do frio sentido, as noitadas também foram um sucesso, com muita gente expectante pelas atuações musicais e pelo espetáculo pirotécnico. A noite de sábado foi marcada pelo regresso dos Marotos da Concertina, quatro anos depois, a Nespereira. Samuel Almeida, um dos elementos da banda, defende que se sentiram acolhidos e acalorados, não escondendo a satisfação pelo “público gigantesco que esteve presente no espetáculo”, prometendo regressar a Lousada brevemente.
A boa adesão popular traduziu-se no sucesso das celebrações, tendo sido encerradas com a missa em honra de S. Brás, na segunda-feira.