Na noite de 7 de fevereiro, o Município de Lousada homenageou, distinguiu e premiou as personalidades, atletas e clubes envolvidos no desenvolvimento desportivo no concelho, em particular, no ano anterior, na Gala do Desporto.
Antes do início da décima gala, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, realçou o dinamismo desportivo do concelho, garantindo que nenhuma gala é repetição da anterior, porque “há sempre outras modalidades, outras equipas, outros atletas, mesmo que, por vezes, se repetiam”. Destaca ainda que o objetivo da cerimónia é “destacar o mérito de quem trabalha ao longo do ano para que milhares de crianças e jovens possam ter acesso a uma área tão importante na qualidade de vida que é o desporto”.
Ao longo de duas horas, o irreverente antigo futebolista, Cândido Costa, anunciou os vencedores e divertiu os presentes no Auditório Municipal de Lousada, que se encontrava praticamente lotado. Na categoria de prémios individuais, o presidente da autarquia entregou a Pedro Moura Pereira e Lara Roque, respetivamente, os prémios de atletas masculino e feminino do ano. Luís Magalhães venceu o prémio de atleta do ano do desporto adaptado e Lara Moreira o de atleta revelação do ano. Referentes a 2024, o dirigente eleito foi Cristóvão Cunha, o treinador Joana Magalhães e o arbitro juiz André Isento.
Na categoria de homenagem e distinção, António Pinto recebeu o prémio de mérito desportivo e a Carlos Cunha o de dedicação. A natação adaptada foi eleita a modalidade do ano, o Lousada Junior Cup o evento do ano e a equipa feminina júnior de futsal do CCD Ordem a figura desportiva. Ainda, nos prémios coletivos, a Associação de Hockey de Lousada foi eleita a associação desportiva do ano e a equipa sénior de futebol do Aparecida Futebol Clube a equipa do ano. O prémio de best online foi entregue a Joana Magalhães, decidido pelo número de likes recebidos no facebook do Município.
O vereador do desporto, António Augusto Silva, entregou os prémios a Ana Teles, Carlos Pinto, Diogo Rocha, Hélder Gonçalves, José Sousa, José Valinhas, Maria Leonor Pinto e Vasco Ribeiro, os atletas integrantes das seleções nacionais. Ainda na mesma categoria, o presidente Pedro Machado e os vereadores António Augusto Silva, Carlos Nunes, Maria do Céu Rocha, Nélson Oliveira e Simão Ribeiro premiaram os campeões nacionais, regionais e internacionais Abel Ferreira, Adão Teixeira, Adriana Gomes, Afonso Costa, Afonso Ochôa, Alexandre Magalhães, André Sousa, António Dias, Ariana Cardoso, Armando Taipa, Benedita Sampaio, Carlos Pinto, Carlos Silva, Carolina Sousa, Dora Ferreira, Duarte Silva, Emília Chaus, Esteban Caro, Fernando Pereira, Filipe Sampaio Vaz, Francisco Ginja, Gil Couto, Gonçalo Monteiro, Gonçalo Ribeiro, Ismael Ribeiro, João Magalhães, João Paulo Guimarães, José Barriga, José Freire, José Monteiro, Leandro Martins, Luís Magalhães, Manuel Costa, Manuel Pinto, Maria Leonor Leal, Maria Leonor Pinto, Mariana Loureiro, Matias Costa, Matilde Pacheco, Miguel Moura, Miguel Silva, Misael Maia, Nélson Moreira, Nuno Machado, Paula Fidalgo, Paulo Ferreira, Paulo Ribeiro, Paulo Silva, Pedro Marques, Pedro Moura Pereira, Pedro Ribeiro, Rafaela Mesquita, Rânia Oliveira, Rita Ribeiro, Rodrigo Machado, Rodrigo Ochôa, Rúben Alves, Rúben Silva, Sara Catarina Ribeiro, Sara Silva Lopes, Simão Neto, Telmo Cardoso, Tiago Leite, Tiago Martins, Tiago Nunes, Tiago Teixeira e, ainda, às equipas sub12, sub-18 e sénior de hóquei da Associação de Hóquei de Lousada, à equipa sénior de futebol do Aparecida Futebol Clube, às equipas sub-8, sub-10 (futebol de 7), sub-13 (futebol de 9 e 11) e sub-17 de futebol da Associação Desportiva de Lousada, às equipas juvenil masculina de atletismo e sub-8 de futebol da Associação Desportiva de Lustosa, à equipa iniciadas femininas de voleibol da Associação Lousada Voleibol Clube, à equipa de boxe da Boxing Schoolboys, às equipas benjamins masculinos e juniores femininas de futsal do Centro Cultural e Desportivo da Ordem, à equipa sénior de boccia da Lousada Século XXI e à equipa sénior de ténis em cadeira de rodas.
A categoria de campeões e atletas integrantes das seleções nacionais é a única que carece de votação. As outras candidaturas são previamente votadas pela Comissão Reguladora, a fim de apurar quatro em cada categoria e, posteriormente, as cerca de 40 associações desportivas do município votam para elegerem os vencedores. Fátima Esteves, dirigente da Cooperativa Lousavidas, que tem sido uma das associações nomeadas em diferentes categorias ao longo dos dez anos do evento, reconhece a gratificação pelo reconhecimento do trabalho, garantindo que é uma forma importante de divulgar o trabalho associativo à comunidade. Ainda, enaltece o “trabalho extraordinário do município, em termos de infraestruturas e no apoio na logística, nos exames médicos e nos seguros desportivos, para além, claro, do apoio financeiro”.
Por fim, Nuno Costa, dirigente do Figueiras BTT, nomeado pela segunda vez, sente que o município apoia as diferentes modalidades desportivas, partilhando que desde há cinco anos que organizam provas locais e sempre lhes foi oferecido o apoio total de Lousada.