21 novembro 2024, 15:33
Mais
    InícioCasos de PolíciaOperação Peregrinação Segura 2024

    Operação Peregrinação Segura 2024

    Published on

    No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a partir de dia 4 e até ao dia 14 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e Santuário.

    A força de segurança explica que o objetivo da ação prende-se com o “apoio e garantia de segurança dos peregrinos durante as deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes”. Tratando-se de um evento de grande impacto a nível nacional e internacional, que reúne milhares de fiéis de todo o mundo, a GNR prevê um elevado número de peregrinos a efetuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e circulando muitas vezes em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, o que potencia o risco de atropelamento.

    A GNR revela que “este significativo aglomerado de pessoas implica uma preocupação acrescida nos aspetos relacionados com a segurança”. A operação “Peregrinação Segura 2024” será realizada em duas fases.

    A 1ª fase acontecerá de 4 a 11 de maio, através da orientação do esforço de policiamento para as vias mais críticas, designadamente, as vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes dos locais do evento e respetivos eixos viários de acesso, bem como para a sensibilização dos peregrinos. A 2ª fase, de 12 a 14 de maio, garantindo a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

    GNR alerta peregrinos

    Nesse sentido, e uma vez que este aglomerado significativo de pessoas implica uma preocupação acrescida nos aspetos relacionados com a segurança, a GNR aconselha os peregrinos, a terem em atenção a vários comportamentos como: andar em fila indiana; sinalizar o início e o fim dos grupos; não andar na estrada, mas sim pela berma, devidamente sinalizados com coletes refletores; caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito; não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões; não usar auscultadores, auriculares, nem fazer uso do telemóvel durante o caminho; não andar sozinho durante a noite; ter cuidado especial ao atravessar as vias.

    Na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR deixa alguns conselhos aos peregrinos: chegar atempadamente a fim de evitar filas prolongadas; não deixar bens à vista no interior dos veículos, guardá-los na bagageira antes de chegar ao local onde vai estacionar; não deixar documentos pessoais nos veículos, tê-los sempre consigo; não transportar a carteira/telemóvel no bolso de trás ou na mochila, guardar num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contato com o corpo; evitar andar com grandes quantias de dinheiro, dividir e distribuir por vários locais; não levar bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos; ter sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo; logo após o fim das cerimónias, a saída deve ser calma e gradual evitando as filas prolongadas; nunca perder de vista os idosos e crianças que o acompanham, devendo estes terem sempre um contacto de um adulto do grupo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Debate sobre Orçamento de Estado 2025 em Lousada

    Diálogo entre líderes e cidadãos em torno das prioridades locais e nacionaisNo dia 16...

    Resumo da jornada das equipas lousadenses

    Na Liga Pro da Associação de Futebol do Porto (AFP), em duelo da 12.ª...

    Vencedores do PIAS já são conhecidos

    Já são conhecidos os projetos vencedores do PIAS – Projeto Inovador de Ambiente e...

    Workshop de Bordados em Felgueiras

    A Casa do Risco esteve presente no Agrupamento de Escolas EB 2,3 de Airães,...

    CONVOCA-ME! em Freamunde foi um sucesso

    Na tarde do passado domingo, os jogadores do Sport Clube Freamunde entraram em campo...