Já foi assinado o contrato de consignação para a construção do novo Lar para Idosos, na freguesia de Nevogilde, concelho de Lousada.
O novo Lar vai ficar situado num terreno, com 10 mil metros quadrados, que o município de Lousada cedeu à Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social (ACIP). A finalização da obra está prevista para final de 2025 ou início de 2026.
A infraestrutura terá capacidade para 60 utentes, num investimento superior a cinco milhões de euros, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Aquando da assinatura da obra intitulada Casa de Louzada, o presidente da Câmara Municipal de Lousada começou por referir que “tem sido conseguido, ao longo dos anos, um reforço significativo de respostas sociais para o concelho. Esta Estrutura Residencial para Pessoas Idosas é algo que o município ansiava há muito, mas, por motivos financeiros, não tinha sido possível concretizar. Impulsionado pelo PRR surgiu a oportunidade, tendo sido necessário encontrar um parceiro, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, para executar. Neste seguimento, a ACIP decidiu liderar este projeto, apesar da envolvência financeira inerente, dando assim continuidade à parceria muito bem conseguida entre a instituição e o município”.
Pedro Machado enfatizou ainda que “o trabalho desenvolvido pela ACIP junto da comunidade lousadense tem sido muito bem conseguido. Exemplo disso é a Casa da Boavista, que, para além de condições físicas de qualidade, tem pessoal a desenvolver trabalho em diversas áreas, em que é notório o cuidado excecional com os utentes”.
O presidente da direção da ACIP confessou que “este sonho está em marcha a par da creche, o Recreio da ACIP, que vai ser construída em Caíde de Rei com capacidade para 42 crianças. Estes investimentos vão resultar também em novos postos de trabalho no concelho”. Para Francisco Lima, “o projeto tem tudo para ser um sucesso e importa estar lado a lado para que se construa um futuro melhor”.
Para o presidente da junta de freguesia de Nevogilde, foi com “muita satisfação que recebi o presidente da Câmara Municipal de Lousada e respetivos vereadores, a administração da ACIP, os representantes da construtora NVE e outros convidados juntando assim mais de quarenta pessoas numa sala da antiga escola primaria onde foi celebrado o ato publico, assinaturas do auto de consignação da construção do novo lar”. Joaquim Magalhães acredita que “esta obra vai trazer mais crescimento e desenvolvimento a Nevogilde. Esta é uma obra que constava no manifesto eleitoral deste executivo, por isso, estou orgulhoso e muito satisfeito por termos conseguido trazer para Nevogilde uma obra tão necessária nos tempos que correm”. O autarca lousadense salienta que a infraestrutura “terá grande impacto para Nevogilde, mas, principalmente, para todos os que dela venham precisar, uma casa onde os nossos idosos vão, com certeza, ser bem cuidados e bem tratados até ao fim das suas vidas”.
Agradeço ao município e a todos que acreditaram neste projeto pelo trabalho e empenho na sua conquista.
A Casa de Louzada vai ter 22 quartos duplos e 16 quartos individuais pretendendo ser um local de convivência social, onde se minimizem os fatores de exclusão e vulnerabilidade social, assumindo-se como um projeto sustentável e inovador em parceria com o Município e a comunidade.
A instituição vai criar 34 postos de trabalho no concelho de Lousada.


