O Dia Mundial de Xadrez é assinalado a 19 de novembro, data do nascimento de José Raúl Capablanca e, por isso, a Federação Portuguesa de Xadrez associou-se ao Município e à Escola Secundária de Felgueiras, para a realização do Torneio Escolar do Tâmega e Sousa, no passado fim de semana.
No evento participaram 50 jovens xadrezistas, sendo que alguns deles já contam com um currículo de qualidade no xadrez federado.
No dia seguinte à realização do Campeonato Nacional de Semi-rápidas, que teve uma participação recorde três centenas de jogadores, a Escola Secundária voltou a ser a casa do xadrez, com 300 atletas do norte e sul de Portugal concentrados em Felgueiras.
Na classificação final ficaram em 1.º Tiago Frutuoso, do AE D. António Ferreira Gomes de Penafiel, com 6 pontos; em 2.º lugar César Pereira do AE De Fafe, com 5,5; e em 3.º lugar Tomás Costa do Colégio Camões, de Gondomar, com 5 pontos.
As Semi-rápidas contam com um novo campeão nacional, o jovem mestre FIDE Gustavo Ribeiro. O jogador sanjoanense somou 8 pontos nas nove jornadas, os mesmos de Ricardo Marques (Xadrez Colégio Efanor), mas beneficiou de um melhor desempate para se sagrar campeão, um feito de realçar, pois Gustavo era o número 8 à partida.
O pódio completou-se com o mestre internacional José Francisco Veiga do Xadrez Colégio Efanor, o primeiro dos sete jogadores que somaram 7,5 pontos, de acordo com a Federação Portuguesa de Xadrez.