O presidente da Câmara Municipal de Penafiel anunciou que “há a hipótese de, nos próximos dias, ser também encerrada a urgência de pediatria”. Antonino de Sousa confessa “estar muito preocupado com o cenário dos cuidados de saúde na região e coloca-se ao lado da população que está naturalmente alarmada”.
Leia a notícia completa na próxima edição do seu TVS.
O autarca penafidelense confessa que, “infelizmente, a crise nas urgências do nosso hospital já não é de agora. Todos os anos, os relatos são de situações de verdadeiro caos, com a urgência completamente cheia, longos tempos de espera e doentes sem condições”. Antonino Sousa recorda que, “há um ano, aquando da tomada de posse do Dr. Fernando Araújo como CEO do SNS, lhe enviei uma carta com pedido de reunião, manifestando o meu interesse e total disponibilidade em colaborar na procura de uma solução urgente. Até hoje, momento em que a situação é ainda mais sensível e abrangente, continuo sem resposta. Lamento profundamente que o Governo e o SNS não estejam a ser capazes de chegar a um entendimento com os sindicatos dos médicos”.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, na unidade Padre Américo, em Penafiel, cobre uma área superior a meio milhão de habitantes.