08 outubro 2025, 09:43
Mais
    InícioVale do SousaPaços de FerreiraCâmara de Paços de ferreira e Unidade Local de saúde assinaram protocolo...

    Câmara de Paços de ferreira e Unidade Local de saúde assinaram protocolo de cooperação de projeto-piloto

    Published on

    A Câmara Municipal de Paços de Ferreira e a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS), assinaram, ontem, no dia 10 de outubro, um protocolo de colaboração de projeto piloto, e único, em toda a comunidade Intermunicipal.

    O objetivo passa, entre outros, pela deteção precoce dos fatores de risco para problemas de saúde mental na infância e na adolescência, assim como diminuir o estigma em saúde mental.

    Esta articulação de proximidade envolve parcerias com o município de Paços de Ferreira que disponibiliza recursos humanos, nomeadamente uma psicóloga clínica, assim que como colabora e disponibiliza atividades e projetos de prevenção e promoção da saúde mental infantojuvenil.

    O Projeto em Linha (em linha com a comunidade do município de Paços de Ferreira), agora protocolado, arrancou no terreno em dezembro de 2022 e já acompanhou presencialmente 208 doentes, tendo realizado 709 consultas presenciais e 154 consultas por via telefónica.

    O protocolo foi assinado ontem pelo Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSTS, Henrique Capelas e pela Diretora do serviço de psiquiatria da infância e da adolescência, Carla Maia.

    O presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, que assume o pelouro da Saúde, sublinhou a necessidade de serem reforçados os mecanismos de prevenção numa área tão importante como é a promoção da saúde mental de crianças e jovens. Neste sentido, enalteceu o papel preponderante da ULSTS e da sua administração na dinamização de parcerias que são deveras muito importantes para mais e melhor proximidade com os centros de saúde e a comunidade onde estamos inseridos.

    Para Henrique Capelas, Presidente da ULSTS “Uma das grande mais valias e vantagens deste modelo de Unidade Local de Saúde é precisamente a forma como podemos atuar diretamente na comunidade em regime fora de portas, ou seja, temos aqui a possibilidade de estabelecer projetos e parcerias, nomeadamente com os municípios, que se refletem em verdadeiros ganhos de saúde para a população constituindo-se assim um triangulo virtuoso entre os municípios, hospital e cuidados de saúde primários.”

    Para Hugo Lopes, vogal do CA “Este projeto, agora oficializado, é um projeto de futuro que poderá ser alargado a outros municípios levando as consultas médicas à população fora do contexto hospitalar, isto naturalmente nas especialidades em que isso seja viável, materializando assim o objetivo principal que é chegar a mais gente, com mais eficácia. As próprias obras previstas em PRR já foram dimensionadas de forma a contemplar gabinetes que acolham estes projetos.”

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    LOUSADA ENTRE OS PARTICIPANTES DO COP30 NO BRASIL

    Lousada vai marcar presença na COP30, a conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas...

    PENAFIEL RECEBE APOIO PARA RECUPERAR ÁREAS PELOS INCÊNDIOS

    O município de Penafiel vai beneficiar do programa "Territórios Resilientes", que prevê apoios destinados...

    MERCADONA VOLTA A APOIAR O BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

    A Mercadona renovou o seu apoio à campanha do Banco Solidário Animal (BSA), uma...

    SKATE PARK DE PAREDES PRONTO ATÉ AO FINAL DO ANO

    Já arrancaram as obras do futuro Skate Park de Paredes, um equipamento que ficará...

    MUSEU CASA DO ASSENTO RECEBE CRIANÇAS PARA EXPERIÊNCIA COM O PÃO

    O Museu Casa do Assento, em Friande, foi palco de uma atividade educativa que...