23 julho 2024, 00:24
Mais
    InícioVale do SousaLousadaLousada distinguido como Município Amigo da Juventude

    Lousada distinguido como Município Amigo da Juventude

    Published on

    Foi em Pinhel, no III Encontro de Municípios Amigos da Juventude, que Lousada foi distinguido como Município Amigo da Juventude. A distinção aconteceu na presença de 97 municípios e cerca de 300 participantes de municípios e dirigentes associativos de todo o país, no evento foram partilhados exemplos de boas práticas de como é ser um município amigo da juventude.

    Foi a primeira vez que o Município de Lousada atingiu a categoria de 5 estrelas.

    O prémio foi atribuído pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), estrutura representativa de mais de 1.000 Associações Juvenis de base local e regional em Portugal, que movimentam um universo de cerca de meio milhão de jovens.

    Em representação do município, esteve o vereador da Juventude, Nélson Oliveira, que garantiu que “esta atribuição, agora com a categoria de 5 estrelas, é o reconhecimento externo do nosso trabalho enquanto Município centrado na melhoria das condições de vida prestadas aos nossos jovens”.

    O Encontro serviu para os municípios partilharem as Boas Práticas e para ser reconhecido o trabalho realizado pelos mesmos em prol da juventude que o constitui.

    “Lousada sempre foi e continuará a ser reconhecida pela sua vitalidade em termos de juventude. Isso só acontece porque efetivamente temos vindo a promover um conjunto alargado de medidas, em diversos âmbitos, que levam a que os casais jovens escolham Lousada para constituírem família e continuarem a enriquecer o nosso concelho com esta dinâmica de juventude” revelou Nélson Oliveira.

    O vereador com o pelouro da juventude mostrou-se bastante satisfeito com a atribuição do prémio.

    “Quando somos reconhecidos por um organismo externo, independente, que avalia 308 Município e que na sessão nos pede para explanarmos perante uma plateia de centenas de técnicos e autarcas, as nossas políticas de juventude, é óbvio que ficamos satisfeitos com esse reconhecimento”, reconheceu Nélson Oliveira.

    Entre os critérios para a atribuição do prémio estão a existência de CM Juventude, processos de pluriparticipação cívica, espaços destinados à juventude, apoios ao associativismo juvenil, entre outros.

    No III Encontro de Municípios Amigos da Juventude reuniram-se todos os municípios da Rede e distinguiram-se aqueles que reúnem os requisitos estabelecidos com a atribuição oficial da Bandeira e do Selo de Município Amigo da Juventude (com as respetivas estrelas: 3; 4 ou 5), num espaço de partilha de boas práticas municipais e de reflexão conjunta sobre a cocriação, cogestão e coexecução de políticas locais de juventude.

    A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Lousada celebra o dia dos Avós no Parque da Torre de Vilar

    O Município de Lousada preparou um programa para assinalar o Dia dos Avós, que...

    XVII ENCONTRO MOTARD – ESCAPE LOUSADA 2024

    Este sábado decorreu mais um dia do Escape Lousada, um dia marcado pela demonstração...

    Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Comemora 34º Aniversário

    A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei, ACR, celebrará o seu 34º Aniversário...

    Detidos por tráfico de estupefacientes em Paredes

    O Comando Territorial do Porto da (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

    Incêndio deflagrou em Canelas

    Um incêndio deflagrou, na quinta-feira de 18 de julho, num amontoado de lenha situado...