26 agosto 2025, 14:25
Mais
    InícioVale do SousaPenafielPenafiel completa 254 anos e atribui medalhas honoríficas

    Penafiel completa 254 anos e atribui medalhas honoríficas

    Published on

    No dia 3 de março o município de Penafiel completou 254 anos de elevação a cidade. Há 254 anos atrás, a Vila de Arrifana do Sousa passou, oficialmente, a cidade de Penafiel.

    No passado domingo, dia da efeméride, decorreu uma Sessão Solene Evocativa, no Museu Municipal de Penafiel, onde foram entregues três Medalhas de Ouro do Concelho de Penafiel e 18 Medalhas de Mérito Municipal Douradas.

    A cerimónia começou com um momento musical e seguiu com o discurso do presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, Alberto Santos. De seguida, tomou a palavra o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que procedeu à entrega das Medalhas de Ouro.

    Leia a notícia completa na edição impressa do seu TVS.

    O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou a “alegria” e o “orgulho” que sente, no dia em que Penafiel celebra 254 anos, desejando “vida longa” à cidade e ao povo penafidelense. “Ao longo deste caminho, naturalmente que tivemos percalços, muitos obstáculos, muitas adversidades, mas cada obstáculo, cada adversidade foi sendo superado e a verdade é que nos temos afirmado, ao longo dos tempos, como a cidade referência aqui na nossa região e sentimos que os penafidelenses têm também esse orgulho na sua terra e procuram também, nas suas atividades, seja empresariais, seja sociais, seja desportivas ou públicas, contribuir para que este caminho continue a ser feito e para que a nossa cidade tenha cada vez mais motivos de celebração em cada um dos seus aniversários”, afirmou Antonino de Sousa, no final da sessão solene.

    “Eu interpreto este dia do aniversário como um dia em que o presidente da Câmara deve também partilhar com os penafidelenses um pouco daquilo que vai acontecendo ao longo do ano no município. Por isso, é um balanço que é sucinto, mas procuro que em cada uma das principais áreas da governação municipal, seja feito esse balanço”, esclareceu o autarca. “Faz parte do dia 3 de março homenagear os demais penafidelenses que, com o seu percurso de vida, orgulham a cidade e se distinguem dos demais”, esclarece.

    O primeiro a receber a Medalha de Ouro do concelho de Penafiel foi o ex presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier, que referiu que o sentimento quando foi homenageado se tornou muito mais forte pelo facto de ser em Penafiel, já que “quando vivia em cidades grandes, apesar de ter amigos e vizinhos”, o que se vive num meio pequeno é diferente. “Ser homenageado é verdadeiramente importante porque, nesta sala, conheço, provavelmente cerca de 70% das pessoas. “Foi com muita emoção” que António Lobo Xavier recebeu o prémio. Relembrando os tempos em que foi presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, mostra uma “imensa felicidade” por terem dado “mais brilho” a este dia de aniversário. “Penafiel não me deve nada, eu é que devo muito a Penafiel”, termina.

    O médico José Fernando da Rocha Barros, natural de Penafiel, estudou na escola onde, no dia, se realizou a cerimónia de aniversário da cidade de Penafiel, agora que o edifício foi transformado no Museu Municipal. O médico, reconhecido como “alguém que deu muito à ciência”, começou por dizer que esse adjetivo era “muito exagerado”, considerando-se apenas “um cidadão de Penafiel pouco atípico”. Foi delegado de turma nos tempos de escola e, fez parte de alguma agitação política no concelho de Penafiel, depois do 25 de Abril. “O que hoje aqui foi valorizado foi a minha carreira como médico e como professor universitário”. Apesar de estar afastado de Penafiel, considera-se “um penafidelense de gema” e tem muita família e amigos na cidade. Mostrou-se feliz e realizado por recordar os locais onde aprendeu e, onde, hoje em dia, pode ensinar aos demais cidadãos.

    O bispo Vitorino José Pereira Soares, foi o último a receber a Medalha de Ouro do concelho de Penafiel e afirmou “o meu sentimento é de reconhecimento e agradecimento por este gesto. Não me incluo sozinho neste caminho, por isso fico feliz por ter presentes aqueles que caminharam comigo e que acabaram por fazer parte desta distinção. Sinto-me feliz, surpreendido e muito grato.

    Receber este prémio prova que as minhas raízes à cidade de Penafiel nunca foram quebradas. A presença que fui tendo aqui na terra, fez com que eu nunca caísse no esquecimento. Em mim e neste agradecimento, estarão representadas muitas outras pessoas”. Ao Terras do Vale do Sousa (TVS), o bispo Vitorino Soares esclarece que “o facto de receber esta medalha na cidade de Penafiel é o reavivar da minha condição de penafidelense, que nunca se perdeu, mas que se mantém viva também neste trajeto e na história que outros têm vindo a fazer. Não fiz nada de extraordinário, por isso agradeço este dom e esta bênção”.

    Seguiu-se a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal Douradas a 16 empresas com mais de 50 anos do concelho, nomeadamente a Acácio da Caridade Ferreira & Irmãos, S.A., Amado & Companhia, Lda., Café da Sociedade, Casa Peixoto, Centro Agrícola de Penafiel, Lda., Ernesto Sousa Lourenço Filhos, Lda., Galerias Dany, José Lopes Moreira & CA., Lda., Jorge & Victos, Lda., Jorge Silva Costa, S.A., Móveis Calçada, Lda., M. dos Santos & Companhia, S.A., O Moleiro de Irivo, Ramiro & Ribeiro, Lda.,  SNOP – Sociedade de infraestruturas e obras públicas – António Moreira dos Santos e VALPI BUS, Alberto Pinto & Filhos, transportes rodoviários, SA. Medalha de Mérito Municipal Dourada foi ainda recebida pelo representante do Grupo de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, que completam 25 anos de existência e, por Ana de Oliveira Pommet, penafidelense que foi a primeira mulher a ser vereadora numa Câmara Municipal, em Bordéus, França.

    Referindo-se aos homenageados do 254.º aniversário da cidade, o presidente, Antonino de Sousa esclareceu que as distinções atribuídas foram, “justas e merecidas” e “todas sob o mesmo critério”, destacando a “resiliência” das empresas penafidelenses contemporâneas do 25 de abril.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    ALICE VIEIRA PARTICIPA NA FEIRA DE TROCAS DE LIVROS E PALAVRAS EM PAREDES

    A escritora Alice Vieira é uma das convidadas da Feira de Trocas de Livros...

    PENAFIEL RUN´25 VAI APOIAR TRÊS CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS DO CONCELHO

    A segunda edição da corrida solidária Penafiel Run’25 está marcada para dia 21 de...

    SC NUN´ÁLVARES DÁ INICÍO A NOVA ÉPOCA E ANUNCIA NOVO CAMPO RELVADO

    O SC Nun´Álvares prepara-se para iniciar a construção do seu novo campo relvado, com...

    LOUSADA MARCA PRESENÇA NA AGRIVAL COM DIA DEDICADO AO CONCELHO

    O Município de Lousada vai estar em destaque na Agrival – Feira Agrícola do...

    MULHER DETIDA POR INCÊNDIO FLORESTAL

    O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Alpendurada, ontem, dia 19...