31 agosto 2025, 02:48
Mais
    InícioVale do SousaCIM do Tâmega e Sousa divulga resultados da investigação para o combate...

    CIM do Tâmega e Sousa divulga resultados da investigação para o combate da vespa velutina

    Published on

    A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa apresentou, no passado dia 30 de junho, no MACC BAIÃO – Mosteiro de Ancede Centro Cultural, os resultados da investigação desenvolvida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), cujo trabalho de recolha de dados em campo decorreu nos concelhos da região do Douro, Tâmega e Sousa.

    A apresentação dos resultados esteve a cargo de José Aranha, professor da UTAD e responsável pela investigação, que tem o objetivo de contribuir para o controlo da espécie exótica no território do Douro, Tâmega e Sousa, através da criação de mecanismos de controlo e inativação de ninhos de vespa velutina, de forma mais simples e eficaz. Depois de dois anos, a investigação permitiu concluir que a prevenção é mais eficiente que o combate a esta espécie invasora. Os resultados obtidos demonstraram que, no que concerne à instalação de armadilhas primárias, os ataques foram menos intensos no verão, enquanto a utilização de harpas elétricas permitiu diminuir o número de ataques e a intensidade dos mesmos. Nessa sequência, a CIM do Tâmega e Sousa procedeu à aquisição, para os 11 municípios que a integram, de equipamento de inativação de ninhos da vespa velutina com o biocida desenvolvido pela UTAD.

    A investigação permitiu ainda aferir a necessidade de tanto as ações de prevenção como as de inativação dos ninhos ocorrerem ao longo de todo o ano, em função do ciclo biológico da espécie. É também de referir que a região do Douro, Tâmega e Sousa continua a ser uma das mais afetadas a nível nacional por esta espécie invasora, pelo que esta parceria vem dar continuidade e reforçar os trabalhos já desenvolvidos no âmbito de outros projetos. Em comunicado de imprensa, a CIM do Tâmega e Sousa refe que “ se mantivesse o modelo de registo e de destruição de ninhos, a vespa velutina iria continuar a sua expansão”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    ALICE VIEIRA PARTICIPA NA FEIRA DE TROCAS DE LIVROS E PALAVRAS EM PAREDES

    A escritora Alice Vieira é uma das convidadas da Feira de Trocas de Livros...

    PENAFIEL RUN´25 VAI APOIAR TRÊS CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS DO CONCELHO

    A segunda edição da corrida solidária Penafiel Run’25 está marcada para dia 21 de...

    SC NUN´ÁLVARES DÁ INICÍO A NOVA ÉPOCA E ANUNCIA NOVO CAMPO RELVADO

    O SC Nun´Álvares prepara-se para iniciar a construção do seu novo campo relvado, com...

    LOUSADA MARCA PRESENÇA NA AGRIVAL COM DIA DEDICADO AO CONCELHO

    O Município de Lousada vai estar em destaque na Agrival – Feira Agrícola do...

    MULHER DETIDA POR INCÊNDIO FLORESTAL

    O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Alpendurada, ontem, dia 19...