Teve início, esta semana, o Programa de Capacitação STEAM para docentes do 1.º ciclo do Ensino Básico em Paços de Ferreira. A formação, intitulada “Metodologias STEAM e contextos formativos inovadores no 1.º ciclo”, destina-se aos professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho.
Este programa marca o arranque de um projeto ambicioso: a criação de 14 Laboratórios STEAM em todas as escolas do 1.º ciclo de Paços de Ferreira, que entrarão em funcionamento já no ano letivo 2025/2026.
Promovida em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, a iniciativa conta com a participação de 34 docentes e uma equipa de formadores da Fábrica da Ciência Viva da Universidade de Aveiro.
O objetivo é implementar práticas pedagógicas inovadoras, assentes na abordagem STEAM que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática preparando os mais novos para os desafios do futuro através de metodologias interdisciplinares, criativas e experimentais.
Este investimento na formação dos professores e na criação de novos espaços de aprendizagem reforça o compromisso do Município com uma educação de qualidade, mais prática, mais motivadora e alinhada com as competências do século XXI.