05 novembro 2025, 03:06
Mais
    InícioVale do SousaLousadaMunicípio de Paredes vai reflorestar 146 hectares com árvores autóctones

    Município de Paredes vai reflorestar 146 hectares com árvores autóctones

    Published on

    A Câmara Municipal de Paredes está a promover duas ações de reflorestação com a plantação de árvores autóctones, no âmbito do Programa “Condomínios de Aldeia” e do projeto “Life Serras do Porto”. A iniciativa decorre até 2027, abrangendo cerca de 146 hectares, em várias áreas florestais, identificadas no sul do concelho, nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira.

    No âmbito do Programa “Life Serras do Porto” iniciou-se o controlo e substituição das espécies invasoras, a plantação de plantas nativas e a promoção do património natural nas áreas definidas pertencentes a Paredes, numa área total de 103.95 hectares. Este projeto de promoção da floresta, co-financiado pela União Europeia, está previsto concluir em 2027.

    O Município de Paredes está também a desenvolver a reflorestação, através do programa “Condomínios de Aldeia”, em dez locais no concelho de Paredes para implementar este projeto, situados nas freguesias prioritárias de Aguiar de Sousa, Sobreira e Recarei. Este projeto já foi executado e implementado em sete dos dez condomínios: em Aguiar de Sousa, na Senhora do Salto e em Alvre, na Sobreira, em Santa Comba, Casconha, Vilar e Quinta, e em Recarei, no lugar Além Rio.

    A iniciativa insere-se no Fundo Ambiental e visa “dar apoio às aldeias localizadas em territórios vulneráveis da floresta, através de um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais”.

    Com esta medida, a autarquia de Paredes criou faixas de proteção aos aglomerados urbanos, através de espécies resistentes e adaptadas à passagem do fogo, de forma a minimizar o impacto em caso de incêndio. “Efetuou-se a limpeza dos terrenos, com o destroçamento dos matos, a retirada de espécies invasoras e a plantação de novas espécies como o medronheiro, a nogueira, o castanheiro e a oliveira”.

    Refira-se que a área total intervencionada foi de 42,48 hectares, representando cerca de 80% da área abrangida pela candidatura aprovada que foi de 54,89 hectares.

    Paralelamente a estes dois grandes projetos, a autarquia é parceira da Campanha “Uma árvore pela Floresta”, iniciativa promovida pela Quercus e pelos CTT, que pretende sensibilizar a comunidade para a valorização dos ecossistemas ribeirinhos e da floresta autóctone. Esta campanha já permitiu a plantação de mais de duas mil árvores em dois locais distintos do território de Paredes: no Parque Urbano de Rebordosa e na Torre do Castelo, em Aguiar de Sousa.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    A GUERRA RUSSA CONTRA A UCRÂNIA E O SONHO EUROPEU

    No âmbito do Ciclo de Conferências “40 Anos de Portugal Europeu”, integrado nas comemorações...

    FELGUEIRAS PROMOVE SESSÃO DE LEITURA INFANTIL COM “A MENINA COM OS OLHOS OCUPADOS”

    No próximo dia 8 de novembro de 2025, pelas 15h30, o Município de Felgueiras...

    DESPISTE NA VARIANTE DO CAVALUM DEIXA VÍTIMA ENCARCERADA

    Esta sexta-feira, 31 de outubro, pelas 15h13, foi registado um despiste na Variante do...

    EXECUTIVO DE PAREDES DEFINE PELOUROS PARA O MANDATO 2025/2029

    O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, apresentou esta sexta-feira, 31 de...

    MUNICÍPIO DEFINE DISTRIBUIÇÃO DE PELOUROS PARA O MANDATO 2025-2029

    Em Reunião de Câmara, no dia 29 de outubro, foram definidos os pelouros para...