A Casa da Juventude, em Lousada, vai ser inaugurada no próximo dia 25 de janeiro. A estrutura, pensada e idealizada pela Câmara Municipal de Lousada, será um espaço localizado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, que conta com equipamentos onde se pode estudar e trabalhar.
A nova infraestrutura é composta pelo Lousada CoWorking, salas de ensaio (LSD Bookings) e um estúdio de gravação.
A inauguração será pelas 15h, quando Abraão Costa (PASEC) fará uma apresentação sobre a Estratégia Municipal de Juventude 2024/2030. Segue-se a cerimónia de inauguração com o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, Nelson Oliveira, vereador com o pelouro da Juventude e Carlos Sousa, do LSD Bookings 4620, projeto Vencedor do Orçamento Participativo Jovem.
Sobre este novo equipamento, o vereador Nélson Oliveira, afirma que esta pretende “servir a comunidade juvenil lousadense”. O equipamento está “bem equipado” e foi idealizado com a participação de centenas de jovens lousadenses, através da Estratégia Municipal de Juventude 2024/2030.
O Lousada CoWorking conta com diversas valências tais como uma sala de reunião com condições que permitam uma lotação máxima de 10 lugares, ideal para reuniões de trabalho com clientes ou em equipa e que tem à disposição equipamentos para videoconferência ou apresentações variadas, open space com 12 postos de trabalho individuais, apoio de secretariado fornecido pelo Município de Lousada através de um técnico municipal e hall com área de lazer e convívio laboral.
O Terras do Vale do Sousa (TVS) abordou Júlia Queirós, uma jovem adulta lousadense que atua 100% em trabalho remoto, na área das tecnologias da informação. A mesma referiu ao TVS que “um dos principais problemas da vila de Lousada era não ter um espaço onde os jovens pudessem trabalhar sem ser em locais como cafés ou pastelarias”, já que, tirando isso, só consegue faze-lo em casa, pois tem um trabalho 100% remoto.
Agora, com um espaço que permite aos jovens trabalhar fora de casa, já que o teletrabalho é, cada vez mais uma realidade, “Lousada está mais um passo à frente no que toca a tornar a vida dos lousadenses mais fácil”, termina a jovem Júlia.
Outro ponto que foi abordado por jovens lousadenses que frequentam o curso de música, foi a dificuldade que têm em conseguir um local para ensaiar que tenha as condições propícias para tal. Agora, com a construção das novas salas de ensaios e estúdios de gravação, a vila torna-se, ainda mais, um local de encontro.
Pelas 15h45 irá decorrer a tertúlia “Da garagem à Casa da Juventude: Como era e o que poderá ser”, com intervenções de Carlos Sousa, Luís Gomes e Nuno Almeida.
A inauguração termina às 16h30 com Jam Sessions.