04 fevereiro 2026, 00:48
Mais
    InícioVale do SousaLousadaJogos sem Fronteiras levou sorrisos aos seniores com o tema das vindimas

    Jogos sem Fronteiras levou sorrisos aos seniores com o tema das vindimas

    Published on

    Na passada quinta-feira, decorreram, em Lousada, os Jogos Sem Fronteiras Sénior. O espaço escolhido foi o Pavilhão Gimnodesportivo de Meinedo e, nos jogos, onde o tema foram as vindimas, estiveram presentes todos os Movimentos Sénior do concelho lousadense.

    Sofia Santalha, técnica da rede social de Lousada, explicou ao Terras do Vale do Sousa (TVS) que “os Jogos sem Fronteiras Sénior são um projeto da rede social, um projeto em que o promotor é a Santa Casa da Misericórdia”. Normalmente, realizam “sempre algum evento todos os anos” e, este ano, apostaram nos Jogos Sem Fronteiras, porque consideram que “não há idade para jogar e se divertirem”.

    Na hora de almoço os “jovens” dos movimentos seniores de Lousada estiveram na Escola Primária de Meinedo, a ter um encontro de gerações.

    O tema das vindimas foi uma escolha porque é um tema que “aos idosos lhes diz muito” e que tem sido um sucesso entre todos.

    A primeira atividade consistiu numa “vindima” onde as uvas foram substituídas por balões e os lagares por uma piscina. Assim sendo, cada um dos movimentos fez o seu melhor para ser o primeiro e “podar as vinhas” o mais rápido possível.

    Durante os Jogos Sem Fronteiras o TVS teve a oportunidade de falar com alguns idosos que deram a opinião sobre o momento.

    Maria Glória, do Movimento Sénior de Meinedo, afirma que “o tema das vindimas é o mais bonito que há” e diz que esse tema “lhe diz muito”, porque, para além de relembrar o passado, hoje em dia ainda vindima em casa. “Tenho vindimas por cima de toda a casa e no dia das vindimas estão presentes os filhos e filhas, genros e noras, netos e bisnetos, o que é uma alegria para mim”.

    Do Movimento Sénior da Ordem, Olivia Moreira disse que está “a gostar muito dos jogos” e que o tema “foi muito bem escolhido”. Terminou a referir que “no grupo da Ordem são só mulheres e está tudo na ordem, pelo que queremos ganhar”.

    A vereadora da Ação Social de Lousada, Maria do Céu Rocha, afirmou que “a comissão integrada para o Idoso e adulto dependente, promovida pela Rede Social desde 2009 e executada pela Santa Casa da Misericórdia de Lousada, integra as IPSS’s do concelho e tem procurado desenvolver ações cada vez mais próximas dos cidadãos, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua qualidade de vida através de uma participação ativa na vida da comunidade.

    Assim, esta Comissão decidiu, este ano, realizar a I Edição dos “Jogos Sem Fronteiras Sénior de Lousada”, com o objetivo de reunir os seniores de Lousada num convívio através da dinamização de jogos enquanto fator de desenvolvimento social, subordinado ao tema “As Vindimas”, por se tratar de uma das tradições da região e de ser uma forma de reavivar as vivências dos nossos seniores. Foi, de facto, um dia de muito convívio, animação e competição saudável, sendo, por isso, certamente, uma experiência a repetir”, termina a vereadora.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    MARIA DO CÉU ROCHA ELEITA PRESIDENTE DA ADER-SOUSA

    A vereadora do Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Economia e Investimento da...

    COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DO PADRÃO 2026 ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS EM SANTO ESTÊVÃO DE BARROSAS

    A comissão de festas do Senhor do Padrão 2026, composta por Catarina Pinto, Mariana...

    FESTA DO PORCO ANIMA NEVOGILDE DE 5 A 8 DE FEVEREIRO

    A tradicional Festa do Porco regressa a Nevogilde de 5 a 8 de fevereiro,...

    SOUSELA PREPARA-SE PARA A ROMARIA DE SANTA ÁGUEDA

    A freguesia de Sousela, no concelho de Lousada, vai encher-se de vida com a...

    CAÍDE DE REI ACOLHE SESSÃO PARTICIPATIVA SOBRE SUSTENTABILIDADE

    A Junta de Freguesia de Caíde de Rei, no concelho de Lousada recebeu, ontem,...