01 julho 2025, 20:05
Mais
    InícioVale do SousaLousadaSerralharia André Alumínios abre portas de novas instalações em Lustosa: O exemplo...

    Serralharia André Alumínios abre portas de novas instalações em Lustosa: O exemplo de que o esforço e o trabalho árduo compensam sempre

    Published on

    André Santos, 40 anos, casado e pai de duas meninas, Carolina e Leonor. Apesar de estas serem as características principais do protagonista desta história, o mesmo não gosta que se dirijam a ele como protagonista de algo. É natural de Lustosa, no concelho de Lousada e, ainda socio da Serralharia de Alumínios André Santos, que inaugurou novas instalações no passado sábado, dia 28 de setembro.

    “Foi uma conquista gigante”, afirma André ao Terras do Vale do Sousa (TVS), no entanto, esclarece que não é só de conquistas que a vida é feita e começa por contar ao seu semanário um pouco do seu percurso pessoal, mas também do percurso da sua serralharia.

    Começou a trabalhar numa serralharia de alumínios com 16 anos e, depois de 12 anos, as coisas não correram como planeado e teve de abandonar a mesma. No entanto, e como costuma dizer, “há males que vêm por bem”. Foi assim que começou a longa jornada para tornar o seu sonho realizado. Um sonho de vários, que mais tarde passa a enumerar.

    Decidiu criar a própria empresa e investiu. Na altura “sem clientes, sem conhecimento, sem fornecedores e sem saber, sequer como se fazia um orçamento” pôs os pés ao caminho. O conhecimento que tinha era, sobretudo o de como construir uma porta ou até uma janela. Da “arte do escritório” nada sabia. Não se licenciou em nenhum curso superior e, tudo o que aprendeu e o fez tornar-se um empresário de sucesso, aprendeu ao longo da vida, com experiência, apoio e ajuda.

    Como qualquer casal recém-casado, André e a esposa Filipa tinham toda uma vida para planear, então, André Santos prontamente decidiu que tinha de trabalhar ainda mais e arranhou emprego na Rima, em Lustosa, como cortador de relva. O ordenado não era dos melhores e o trabalho também não, mas na altura necessário.

    “O primeiro trabalho que fiz, em vez de me dar lucro, deu-me prejuízo”

    Ao mesmo tempo mantinha em aberto o sonho da serralharia e, conta que o primeiro trabalho que fez foi uma janela. No entanto, pouco sabendo de orçamentação, o material de desperdício foi tanto que em vez de lucro, o trabalho só lhe trouxe prejuízo. “Imagine a confusão que isso fez na minha cabeça”, exclama. Comecei a ficar desanimado, foi uma fase mesmo muito difícil da minha vida. Foi muito complicado.

    Foi apenas ao fim de dois anos que o sucesso já se começou a proporcionar. André teve de desistir do trabalho da Rima para ter mais tempo para investir na serralharia, mas arranjou outro trabalho, de que se ocupava das 18h às 00h durante a semana e, ao fim de semana das 18h às 6h. O resto do dia era passado na serralharia. Andou assim cerca de um ano. “Posso dizer que nesse ano a minha vida deu um grande “salto”. Acredito que o esforço compensou.

    O trabalho era tanto que já não tinha mãos a medir

    Ao fim de um ano a trabalhar cerca de 15 horas por dias, André Santos viu-se na posição de ter de optar por um trabalho, já que com os dois “já não tinha mãos a medir”. Foi a partir de 2017 que encerrou a empresa a nível individual e abriu, oficialmente a Serralharia André Santos Alumínios. Em 2019 comprou o terreno onde são agora as novas instalações e afirma com toda a certeza “só me arrependo de não ter feito isto mais cedo”.

    Quando mudou de instalações sentiu que o rendimento dobrou ou triplicou

    Quando me mudei para as novas instalações, sendo que as antigas eram bastante mais humildes, parece que os funcionários dobraram a produção. Agora os meus funcionários têm muito mais espaço e trabalham no ambiente bonito, confortável, limpo e muito organizado, o que eu considero que é uma parte fundamental do sucesso.

    André Santos contou sempre com a ajuda do gestor da empresa, Amâncio Santos, que também faz questão de referir como um pilar. Considera que “toda a gente que está comigo, entre clientes, amigos e funcionários são pessoas fundamentais que são imprescindíveis para o crescimento de qualquer negócio”.

    “Aprendi muito com as sapatadas que levei”

    A nível de aprendizagem no que toca a orçamentação e trabalho de escritório afirma que foi um pouco por “tentativa erro”. E que foi tendo algumas luzes de um e outro colega e de formadores para aprender. Não esquece “as sapatadas que levou” e as “asneiras que cometeu”, mas é o que prova que quem anseia sempre alcança.

    Presa uma relação próxima entre a empresa e o público

    A Serralharia André Santos Alumínios não descrimina nenhum tipo de serviço, no entanto, o sócio gerente refere que os trabalhos que mais gostam de fazer e, até aqueles para que são mais aptos, são trabalhos para particulares, onde é possível ter uma relação de muita proximidade com o cliente. “Eu gosto daquilo que faço e por isso mesmo quero explicar como as coisas funcionam. A verdade é que não montei a serralharia de alumínio para ganhar dinheiro, mas sim por gosto. Se fosse só pelo dinheiro tinha desistido logo quando levei a primeira sapatada, que me deixou muito desanimado”.

    Dá-me um orgulho maior e uma grande satisfação ver uma obra terminada e bem feira. É o que me move. Quero ser conhecido por fazer um bom serviço e não por ter preços baixos. Neste momento estou muito orgulhoso. Além disso, não há melhor publicidade do que o passa a palavra. A maioria dos nossos clientes não vêm de outdoors, cartazes ou promoções, mas sim pela confiança que vai passando boca a boca.

    “Quem me tira a minha freguesia tira-me tudo”

    Ao ser questionado o porquê de escolher a freguesia de Lustosa como sede da sua empresa, prontamente o empresário respondeu que foi nascido e criado em Lustosa e que é na sua terra que quer ficar e continuar.

    Termina por referir que “o André de há uns anos atrás sentiria muito orgulho do homem que é hoje, principalmente por uma coisa. O que eu desejava ser quando era novo eu já consegui e, o que vem daqui para a frente é pro acréscimo. Desejava ter uma serralharia de alumínio e consegui, queria ter uma carrinha Mercedes e, hoje em dia tenho duas e, o mais importante de tudo, tenho uma família feliz!”, termina.

    Depois de uma tarde solarenga, repleta de amigos, família, clientes e fornecedores, André afirma que o futuro alguém o dirá e que hoje, sente-se um homem felizardo. Foram inauguradas, portanto as instalações de André Santos, benzidas pelo pároco de Lustosa e honradas por todos aqueles que estiveram presentes.

    A Serralharia André Santos Alumínio, sediada na Rua de Gandra, nº781 fração B Direito 4620-278 Lustosa, pode ser contactada através do 938 095 980 ou pelo email serralharia.as@gmail.com .

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    PAÇOS DE FERREIRA RECEBE XIII FESTA NACIONAL DO MINIBASQUETE

    De 2 a 6 de julho, Paços de Ferreira volta a afirmar-se como a Capital do Minibasquete,...

    ALTERAÇÃO NOS SERVIÇOS EXPRESSO A PARTIR DE 30 DE JUNHO

    A partir do próximo dia 30 de junho de 2025, todos os serviços expresso em...

    FUTEBOL DE AREIA CHEGA AO COMPLEXO DESPORTIVO DE LOUSADA COM NOVO CAMPO EM CONSTRUÇÃO

    O Complexo Desportivo de Lousada prepara-se para receber uma nova valência dedicada ao desporto...

    “FELGUEIRAS ECO PARTICIPO 2025” DESAFIA JOVENS A PROTEGER A NATUREZA NAS FÉRIAS DE VERÃO

    Está de volta o programa “Felgueiras Eco Participo 2025”, uma iniciativa de voluntariado jovem...

    BIENAL DA CULTURA RECEBE BÁRBARA R. PARA CRIAÇÃO DE MURAL DEDICADO ÀS MULHERES DE CASTELO DE PAIVA

    Entre os dias 14 e 18 de julho, a Bienal da Cultura contará com a presença da...