Atualmente, a falta de enxames é uma realidade nacional, pelo que, a prática de desdobrar enxames apresenta-se com grande utilidade e importância para os apicultores. Assim, e inserido no ciclo de Workshops “Mel da Mata de Vilar”, vai decorrer, no próximo dia 20 de abril, pelas 9h, na Mata de Vilar, um workshop de desdobramento de enxames e vespa velutina.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer algumas das técnicas e principais cuidados nesta tarefa de criação de novos enxames, que é realizada anualmente na Mata de Vilar. No final da manhã vão ser dadas informações acerca da vespa velutina, uma espécie invasora que é atualmente uma das grandes ameaças à produção de mel e não só.
Os participantes podem levar consigo uma armadilha e fazer parte do movimento de combate e erradicação da vespa velutina.
Os participantes vão ter acesso a um fato de proteção, contudo não é recomendável a participação de pessoas alérgicas à picada da abelha. No final da sessão de sensibilização “Vespa Velutina – conhecer para combater” vão ser oferecidas armadilhas.
A ação de sensibilização sobre a vespa velutina “Conhecer para combater” será desenvolvida pela associação Nativa.
O workshop é limitado a 15 participantes, a ação de sensibilização da Vespa Velutina tem uma lotação de 40 participantes.
As inscrições devem ser feitas em https://forms.gle/p5WqKx58pLAtksTq7