01 dezembro 2025, 12:30
Mais
    InícioVale do SousaParedesJuntos Por Paredes apresenta moção de recomendação para Implementação do Plano Municipal...

    Juntos Por Paredes apresenta moção de recomendação para Implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação no concelho

    Published on

    Na última Assembleia Municipal de Paredes, o grupo municipal Juntos Por Paredes NC/A apresentou uma moção de Recomendação para a Implementação do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, no concelho paredense.

    Segundo o grupo, a moção “tem como base valores fundamentais de justiça e inclusão, visando o fortalecimento de uma sociedade mais igualitária e democrática”.

    O grupo municipal Juntos Por Paredes NC/A diz reconhecer a “importância da promoção da igualdade e da não discriminação como pilares essenciais para uma comunidade justa e inclusiva”. E acrescenta que, foi “com esse compromisso que foi apresentada a moção, que visava alinhar Paredes com os princípios da igualdade de género, étnico racial, sexual e outras formas de diversidade”, salientando que, na região, o concelho de Paredes é “o único que ainda não tem implementado este Plano Municipal”, tendo conhecimento que no concelho do Porto o mesmo está em vias de conclusão”.

    Os Planos Municipais para a Igualdade representam compromissos políticos das autarquias no combate a todas as formas de discriminação e violência, promovendo a cooperação local para corrigir fatores de desigualdade e discriminação, e introduzir boas práticas.

    Apesar da reprovação da moção, o grupo municipal Juntos Por Paredes NC/A reconhece que “a autarquia tem desempenhado atividades e iniciativas em prol do papel da mulher na sociedade”. Ainda assim, lamenta “a reprovação da moção. A reprovação da moção representa um revés nos esforços para promover a igualdade e a não discriminação, em Paredes”.

    O grupo municipal Juntos Por Paredes NC/A reforça a “vital importância de perseverar na defesa dos valores de igualdade e inclusão, enquanto reconhecemos o papel essencial da mulher na edificação de uma sociedade mais justa e equitativa. Independentemente da eventual reprovação de nossa moção de recomendação, instamos veementemente o executivo da Câmara Municipal de Paredes a empreender todos os esforços necessários para implementar o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação em Paredes”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    ABERTAS AS BOLSAS DE ESTUDO 2025/2026 ENQUANTO AUTARQUIA ACELERA ENTREGA DAS BOLSAS EM ATRASO

    O Município de Castelo de Paiva anunciou a abertura do período de candidaturas para...

    CAMINHADA DE NATAL COM ESPÍRITO SOLIDÁRIO E A 12.ª EDIÇÃO DO BTT

    O Município de Castelo de Paiva prepara-se para receber, no dia 14 de dezembro,...

    MERCADO DE NATAL VALORIZA ARTESÕES E PRODUTORES LOCAIS

    O espírito natalício chega a Castelo de Paiva com a realização do Mercado de...

    CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO DR. MÁRIO FONSECA REALIZA-SE AMANHÃ

    O Município de Lousada realiza amanhã, 29 de novembro, às 21h, no Auditório Municipal,...

    E-REDES VAI AVANÇAR COM FAIXAS DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL EM CASTELO DE PAIVA A PARTIR DE 2026

    A E-REDES vai avançar, ao longo do ano de 2026, com a execução da...