10 setembro 2025, 23:56
Mais
    InícioEntretenimentoFestival Internacional de Camélias enche Lousada de cor

    Festival Internacional de Camélias enche Lousada de cor

    Published on

    No passado fim de semana, de 8 a 10 de março, realizou-se o XIV Festival Internacional de Camélias, na Praça das Pocinhas, em Lousada.

    Na sexta-feira, para dar início ao festival, decorreu uma apresentação do Jangada Teatro, com a peça “Portugal 5.0. O Amor é F*dido”.

    Já na tarde de sábado, decorreu sessão oficial de abertura do evento, onde esteve o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado que fez questão de salientar que “as camélias são um produto importante e que se assumem como um pretexto para mostrarmos o que o Lousada tem de melhor. A área do Turismo de Natureza está em amplo crescimento, podendo destacar-se a Paisagem Protegida Local do Sousa Superior e a Mata de Vilar, a que se juntam iniciativas e eventos”.

    O presidente fez ainda uma “saudação especial” ao vereador do município de Vedra que está presente, bem como aos expositores que vêm da Galiza”, já que o Festival das Camélias é de “cariz internacional”.

    Prémios das melhores camélias entregues a Portugal e Espanha

    O júri do Festival foi composto pelo engenheiro Valdemar Ferreira, pela dra. Rosário Machado e, pela arquiteta Renata Ferreira, que atribuíram o prémio da “Melhor Camélia de Origem Portuguesa” a António Assunção, o prémio de “Melhor Camélia de Origem Japónica” a Isabel Pazos, a distinção de “Melhor Camélia Reticulata/Híbrida” a Maria Ángeles Piñeiro López, o prémio de “Melhor Camélia de Lousada” ao Horto de Romariz, e o galardão de “Melhor Mesa a Pilar Bargiela”.

    Leia a notícia completa na edição impressa do seu TVS.

    O Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPTNP), Luís Pedro Martins, também esteve presente e começou a intervenção focando-se no facto de “existir um trabalho conjunto no que respeita à promoção do território, sendo que o presidente da Câmara Municipal de Lousada quer sempre o melhor para o seu concelho sem, no entanto, deixar de defender a região”.

    Luís Pedro Martins referiu ainda que “sempre que os operadores turísticos falam e tratam de camélias o concelho de Lousada é, de imediato, referenciado, como exemplo. Este é um mercado que está em crescimento, dado que os turistas preferem pequenos territórios, com turismo de natureza, boa gastronomia e vinhos, que existem em Lousada”. O mesmo revelou os presentes dos bons resultados que a região do Porto e Norte de Portugal está a conseguir, tendo sido a que mais cresceu no país. Segundo os dados mais recentes, a vila de Lousada também está a atrair um número significativo de turistas, nomeadamente Americanos, Canadianos e Japoneses, com a particularidade deste público preferir pequenos nichos turísticos, como é o caso do turismo ambiental, da Rota do Românico e, ainda da excelente oferta gastronómica onde se destaca o Vinho Verde. O presidente revelou também que o Aeroporto do Porto conseguiu obter mais rotas turísticas e que influenciam positivamente o turismo da região e de Lousada, com voos diretamente dos Estados Unidos e Inglaterra.

    Na mesa de abertura estiveram também a presidente da Associação Portuguesa de Camélias, Eduarda Paz, e o presidente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos, Manuel Sousa Carvalho.

    Na tarde de sábado, decorreram workshops em vários locais. No Centro de Interpretação do Românico o tema da oficina foi “A arte de dobrar camélias”, com Carla Andrade do Clube de Origami do Porto. A Casa das Videiras foi o local escolhido para o workshop “Camélias e Sabores”, com Rita Roquete – Bloom Sativum. Já na Biblioteca Municipal de Lousada e no Jardim e Monte do Senhor dos Aflitos decorreu o workshop “Desenho de Mandalas” e “Construção de Mandalas”.

    No dia 10 de março, realizaram-se os habituais Passeios pelos Jardins de Camélias, nomeadamente na Casa de Juste, na Casa de Vilar e na Casa da Bouça, contando ainda com uma encenação da Jangada Teatro. As visitas foram orientadas por António Assunção, especialista e produtor de camélias.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    CASTELO DE PAIVA CELEBRA SANTA EUFÉMIA COM TRÊS DIAS DE FESTA E DEVOÇÃO

    A romaria em honra de Santa Eufémia, uma das mais tradicionais e concorridas do...

    ANO LETIVO EM PAREDES ARRANCA COM REFEIÇÕES GRATUITAS E APOSTA EM INOVAÇÃO EDUCATIVA

    O Município de Paredes anunciou que, a partir do ano letivo 2025/2026, todos os...

    FESTIVAL FOLIAZINHO LEVA ARTE E CIÊNCIA A CRIANÇAS E FAMÍLIAS EM SETEMBRO

    De 25 a 28 de setembro, Lousada volta a receber o Foliazinho- Festival de...

    INAUGURADA NOVA CRECHE EM MEINEDO PARA 42 CRIANÇAS

    A ADASM e o Município de Lousada inauguraram na semana passada a sua nova...

    CONDUTORA DE 63 ANOS FERIDA APÓS CAPOTAMENTO NA LIXA

    Um acidente rodoviário em Vila Cova da Lixa, junto ao acesso à ETAR, provocou...