27 dezembro 2024, 02:52
Mais
    InícioEconomiaAno novo, vida nova, preços mais altos

    Ano novo, vida nova, preços mais altos

    Published on

    Os primeiros dias do ano de 2024 são caraterizados pela mudança de preços de vários produtos e serviços, um pouco por todo o país e que chegam a todos os setores.

    A primeira diferença que todos os portugueses vão “sentir na carteira” face a 2023 são os produtos de primeira necessidade, que deixam de estar abrangidos pela iniciativa “IVA Zero”. Alimentos como o arroz, a massa e todos os 46 produtos caraterizados como necessários vão voltar a ser comercializados com IVA, a partir de 4 de janeiro.

    Luz

    Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), O preço da eletricidade vai aumentar 3,7% já este mês, no mercado regulado. Já no mercado liberalizado, apenas a EDP Comercial anunciou que, a partir deste mês, vai reduzir a componente ‘energia’ em 21%, sem ter indicado as tarifas finais.

    Água

    A Entidade Reguladora para o Setor da Água e Resíduos (ERSAR) recomendou aos fornecedores que procedam a um aumento percentual médio de 8,5% na fatura da água em 2024.

    Telecomunicações

    Os serviços de telecomunicações vão registar aumentos a partir de 1 de fevereiro. A subida já foi confirmada pelas três principais operadoras – NOS, MEO e Vodafone – e obedecerá à taxa de inflação deste ano. O aumento poderá atingir os 4,6%.

    Gás natural

    O preço do gás também contará com nova subida a partir deste ano, depois do aumento de 0,6% suportado pelas famílias em outubro passado. A Galp anunciou um aumento de 4%. Os preços do gás de botija são fixados pelos comercializadores.

    Rendas

    As rendas vão sofrer acréscimo de, pelo menos 6,94%, o valor mais alto desde 1994. A subida é parcialmente atenuada pelo reforço do apoio aos inquilinos e da parceria das rendas que pode deduzir no IRS. O apoio das rendas às famílias mais vulneráveis é até 4,94%.

    Medicamentos

    Prevê-se também que o preço dos medicamentos mais baratos aumente em 2024, à semelhança do que aconteceu em 2023. No entanto a presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), ainda não falou em percentagens de aumento.

    Transportes

    A CP – Comboios de Portugal também já anunciou o aumento dos preços. Os preços do alfa pendular vão sofrer um agravamento de 6,25%, enquanto os restantes serviços terão um aumento médio de 6,43%. Nos títulos próprios da STCP, ou seja, a compra do bilhete a bordo nos autocarros e nos elétricos não há previsão de atualização de valores.

    Portagens

    As portagens da Brisa, concessionário com o maior número de autoestradas, vão aumentar 2,1%. O valor tem como referência a taxa de inflação sem habitação em outubro e um adicional de 0,1%.

    Sacos de plástico

    Os sacos de plástico e as embalagens de alumínio começam a ser pagas e as embalagens de plástico também devem subir de preço. Os consumidores arriscam pagar mais do que os atuais 0,30 euros por cada embalagem descartável de plástico usada nas refeições prontas a comer na restauração e nos super e hipermercados. Os sacos de plástico ultraleves, normalmente utilizados na venda de fruta ou legumes a granel, por exemplo, vão passar a custar 4 cêntimos.

    Pão

    O pão é um dos produtos que vai subir, de modo a “mitigar os aumentos nos custos dos fatores de produção”, antecipou o presidente do Conselho Fiscal da Associação do Comércio e da Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), em comunicado, mas sem adiantar valores.

    Bacalhau

    O bacalhau também deverá aumentar de preço devido ao aumento dos preços de produção deste peixe, que vão ser, “provavelmente, superiores aos de 2023”, apontou a Associação dos Industriais do Bacalhau.

    Tabaco e bebidas alcoólicas

    À semelhança do tabaco, o Orçamento do Estado também previu um aumento no preço das bebidas alcoólicas devido à aprovação de uma subida do Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA), que se insere no Imposto Especial sobre o Consumo (IEC), e que vai subir cerca de 10%. 

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    PSD Lousada promoveu mais uma sessão com a sociedade civil.

    No âmbito do ciclo de conferências Lousada, que futuro?,  o PSD de Lousada promoveu,...

    CDU Lousada entrega abaixo-assinado exigindo reabertura da Av. Senhor dos Aflitos ao trânsito

    A CDU realizou, hoje, 18 de dezembro, em Lousada, a entrega de um abaixo-assinado,...

    Vencedores do concurso de “Postais de Natal” felgueirense

    O concurso “Postais de Natal” em Felgueiras contou com a participação de 60 instituições...

    Autarquia entrega donativos recolhidos no Bingo Solidário

    O Município de Felgueiras procedeu à entrega à Casa Amiga de Felgueiras, dos donativos...

    11 Escolas de Paredes Distinguidas com o Selo “Escola Amiga da Criança”

    No âmbito da 7ª edição do Selo “Escola Amiga da Criança”, 11 escolas do...