04 fevereiro 2026, 02:03
Mais
    InícioVale do SousaLousadaQuase 600 pessoas no desemprego devido a encerramento de três confeções em...

    Quase 600 pessoas no desemprego devido a encerramento de três confeções em Lousada

    Published on

    O recente encerramento de três empresas de confeções em Lousada, deixou quase 600 pessoas no desemprego. A maioria das afetadas são mulheres, de acordo com fontes da autarquia.

    Ao que o Terras do Vale do Sousa – TVS sabe e, de acordo com as informações que têm chegado a este redação, o encerramento das fábricas foi feito “sem aviso prévio tendo ordenados em atraso e o subsidio de natal por pagar”. Além disso, a mesma fonte afirma que, “muitas das mulher são mães solteiras e algumas estão a passar dificuldades financeiras”.

    A vereadora da Ação Social do município de Lousada, Maria do Céu Rocha, afirmou que esta “é uma situação muito difícil, mas estamos a fazer tudo para ajudar as pessoas no que nos for possível”, sinalizando que a Câmara de Lousada está a articular medidas com o Governo e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

    A empresa Leuman, situada em Macieira, já pediu a insolvência, o que deixa cerca de 90 pessoas no desemprego, precisou a autarca responsável pelo pelouro da Formação e Emprego naquele município.

    As empresas SN1 e SN2, situadas em Casais, que tinham estado em “lay-off”, também encerraram, deixando no desemprego 350 operárias, segundo a vereadora.

    Os últimos dias, contou, têm sido passados a trabalhar na agilização da inscrição no IEFP das pessoas afetadas para que, rapidamente, possam começar a receber o subsídio de desemprego. Para tal, foi reforçado com mais pessoas um gabinete específico nos Paços do Concelho, que atendeu 220 operárias, anotou.

    Além disso, o gabinete de ação social da autarquia já está a trabalhar para garantir apoios aos agregados familiares mais necessitados afetados pelo desemprego.

    “Estamos a trabalhar para minorar a situação de dificuldade dos casos mais complicados”, asseverou.

    Maria do Céu Rocha admitiu que o setor de confeções, que predomina no concelho, atravessa dificuldades desde o ano passado, indicando saber de outras empresas que estão numa situação difícil.

    Face à situação, destacou, está previsto para janeiro o início do processo de reconversão profissional das trabalhadoras afetadas pelo encerramento destas empresas, ministrado formação que capacite a mão de obra para setores alternativos, eventualmente a metalomecânica ou outros.

    Sobre a situação no concelho, em comunicado, a concelhia do PSD, que é oposição na câmara, informou que contactou o Governo e a Assembleia da República comunicando a sua preocupação.

    “Dos diversos contactos efetuados, o presidente da comissão política de Lousada, Leonel Vieira, recebeu a garantia de que o Governo está atento à situação”, lê-se.

    Segundo o PSD, foi acionado o IEFP, que requereu a colaboração dos gabinetes de inserção profissional “para que os trabalhadores que ficaram sem o seu posto de trabalho possam ser inscritos rapidamente, para que, ainda este mês, venham a receber o subsídio de desemprego”.

    “Recebemos também a garantia de que os trabalhadores vão receber tudo a que têm direito”, refere-se no comunicado, frisando que a concelhia social-democrata “continuará a acompanhar este assunto”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    MARIA DO CÉU ROCHA ELEITA PRESIDENTE DA ADER-SOUSA

    A vereadora do Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Economia e Investimento da...

    COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DO PADRÃO 2026 ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS EM SANTO ESTÊVÃO DE BARROSAS

    A comissão de festas do Senhor do Padrão 2026, composta por Catarina Pinto, Mariana...

    FESTA DO PORCO ANIMA NEVOGILDE DE 5 A 8 DE FEVEREIRO

    A tradicional Festa do Porco regressa a Nevogilde de 5 a 8 de fevereiro,...

    SOUSELA PREPARA-SE PARA A ROMARIA DE SANTA ÁGUEDA

    A freguesia de Sousela, no concelho de Lousada, vai encher-se de vida com a...

    CAÍDE DE REI ACOLHE SESSÃO PARTICIPATIVA SOBRE SUSTENTABILIDADE

    A Junta de Freguesia de Caíde de Rei, no concelho de Lousada recebeu, ontem,...