05 novembro 2025, 21:59
Mais
    InícioVale do SousaLousadaQuase 600 pessoas no desemprego devido a encerramento de três confeções em...

    Quase 600 pessoas no desemprego devido a encerramento de três confeções em Lousada

    Published on

    O recente encerramento de três empresas de confeções em Lousada, deixou quase 600 pessoas no desemprego. A maioria das afetadas são mulheres, de acordo com fontes da autarquia.

    Ao que o Terras do Vale do Sousa – TVS sabe e, de acordo com as informações que têm chegado a este redação, o encerramento das fábricas foi feito “sem aviso prévio tendo ordenados em atraso e o subsidio de natal por pagar”. Além disso, a mesma fonte afirma que, “muitas das mulher são mães solteiras e algumas estão a passar dificuldades financeiras”.

    A vereadora da Ação Social do município de Lousada, Maria do Céu Rocha, afirmou que esta “é uma situação muito difícil, mas estamos a fazer tudo para ajudar as pessoas no que nos for possível”, sinalizando que a Câmara de Lousada está a articular medidas com o Governo e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

    A empresa Leuman, situada em Macieira, já pediu a insolvência, o que deixa cerca de 90 pessoas no desemprego, precisou a autarca responsável pelo pelouro da Formação e Emprego naquele município.

    As empresas SN1 e SN2, situadas em Casais, que tinham estado em “lay-off”, também encerraram, deixando no desemprego 350 operárias, segundo a vereadora.

    Os últimos dias, contou, têm sido passados a trabalhar na agilização da inscrição no IEFP das pessoas afetadas para que, rapidamente, possam começar a receber o subsídio de desemprego. Para tal, foi reforçado com mais pessoas um gabinete específico nos Paços do Concelho, que atendeu 220 operárias, anotou.

    Além disso, o gabinete de ação social da autarquia já está a trabalhar para garantir apoios aos agregados familiares mais necessitados afetados pelo desemprego.

    “Estamos a trabalhar para minorar a situação de dificuldade dos casos mais complicados”, asseverou.

    Maria do Céu Rocha admitiu que o setor de confeções, que predomina no concelho, atravessa dificuldades desde o ano passado, indicando saber de outras empresas que estão numa situação difícil.

    Face à situação, destacou, está previsto para janeiro o início do processo de reconversão profissional das trabalhadoras afetadas pelo encerramento destas empresas, ministrado formação que capacite a mão de obra para setores alternativos, eventualmente a metalomecânica ou outros.

    Sobre a situação no concelho, em comunicado, a concelhia do PSD, que é oposição na câmara, informou que contactou o Governo e a Assembleia da República comunicando a sua preocupação.

    “Dos diversos contactos efetuados, o presidente da comissão política de Lousada, Leonel Vieira, recebeu a garantia de que o Governo está atento à situação”, lê-se.

    Segundo o PSD, foi acionado o IEFP, que requereu a colaboração dos gabinetes de inserção profissional “para que os trabalhadores que ficaram sem o seu posto de trabalho possam ser inscritos rapidamente, para que, ainda este mês, venham a receber o subsídio de desemprego”.

    “Recebemos também a garantia de que os trabalhadores vão receber tudo a que têm direito”, refere-se no comunicado, frisando que a concelhia social-democrata “continuará a acompanhar este assunto”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    EXPOSIÇÃO “LIVROS PROIBIDOS NA DITADURA DE SALAZAR” EM DESTAQUE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOUSADA

    De 7 a 28 de novembro, a Biblioteca Municipal de Lousada recebe a exposição...

    AUTARQUIA PROMOVE TERCEIRA EDIÇÃO DO CONCURSO DE TALENTOS NA ÁREA DA MÚSICA

    O talento musical dos jovens paredenses volta a estar em destaque com o regresso...

    LOUSADA INDOOR OPEN ARRANCA COM 20 TENISTAS PORTUGUESAS EM AÇÃO

    O w15 Lousada Indolor Open está de regresso ao Complexo Desportivo de Lousada entre...

    MULHER PERDE MALA NUM FURTO À “ESTICÃO”

    Felgueiras registou, na manhã desta quarta-feira, mais um episódio de criminalidade urbana. Uma mulher...

    150 ANOS DA CHEGADA DO COMBOIO A LOUSADA ASSINALADOS COM EXPOSIÇÃO EM CAÍDE DE REI

    As comemorações dos 150 anos da chegada do comboio a Lousada vão ser marcadas...