22 dezembro 2024, 06:32
Mais
    InícioVale do SousaPenafielTRIBUNAL DÁ RAZÃO À CÂMARA DE PENAFIEL NO CASO ADISCREP

    TRIBUNAL DÁ RAZÃO À CÂMARA DE PENAFIEL NO CASO ADISCREP

    Published on

    O Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel indeferiu a providência cautelar interposta pela ADISCREP – Universidade Sénior, que tinha como objetivo anular a intenção do Município de Penafiel em requalificar as instalações da escola de Penafiel nº1, antiga sede da associação.

    A sentença, de 24 de setembro, julga “improcedente” o processo cautelar interposta contra a Câmara Municipal de Penafiel.

    As instalações foram cedidas, em 2014, “a titulo precário, e com a possibilidade de reverter a cedência em caso de necessidade, como aconteceu, para instalar serviços da Ação Social, Saúde, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Penafiel (CMPIP), com o objetivo de dar mais condições para responder às pessoas socialmente mais vulneráveis”, esclarece o município.

    No comunicado enviado às redações, a autarquia acrescenta que com a descentralização de competências, na área social e da saúde, “o número de funcionários aumentou, significativamente, e as atuais instalações da Ação Social deixaram de reunir condições para técnicos e utentes” e, por isso,o município considerou “urgente criar novos gabinetes de trabalho nesta antiga escola, devido à centralidade, para os inúmeros munícipes que procuram estes serviços, que, muitas vezes, se encontram, em situação de extrema fragilidade”.

    Em notas publicadas anteriormente, o município garantiu ter apresentado “uma alternativa viável à ADISCREP, oferecendo-lhe a possibilidade de ocupar um edifício de uma antiga escola primária, recentemente reabilitada, na freguesia de Penafiel, em Novelas, que reúne óptimas condições“.

    Sublinha, ainda, que no início do processo, o presidente da autarquia, Antonino de Sousa, reuniu com alunos e professores da Universidade Sénior, tendo-se prontificado a deixar que a universidade terminasse calmamente o ano letivo antes da mudança de instalações, o que foi compreendido e aceite pelos representantes da US, e cumprido pelo autarca”.

    Neste sentido, e tendo em conta a sentença do Tribunal, o município esclarece que vão prosseguir as obras de requalificação da escola de Penafiel nº1, para a instalação dos serviços de Ação Social, Saúde, CMPIP e CPCJ do Município.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    PSD Lousada promoveu mais uma sessão com a sociedade civil.

    No âmbito do ciclo de conferências Lousada, que futuro?,  o PSD de Lousada promoveu,...

    CDU Lousada entrega abaixo-assinado exigindo reabertura da Av. Senhor dos Aflitos ao trânsito

    A CDU realizou, hoje, 18 de dezembro, em Lousada, a entrega de um abaixo-assinado,...

    Vencedores do concurso de “Postais de Natal” felgueirense

    O concurso “Postais de Natal” em Felgueiras contou com a participação de 60 instituições...

    Autarquia entrega donativos recolhidos no Bingo Solidário

    O Município de Felgueiras procedeu à entrega à Casa Amiga de Felgueiras, dos donativos...

    11 Escolas de Paredes Distinguidas com o Selo “Escola Amiga da Criança”

    No âmbito da 7ª edição do Selo “Escola Amiga da Criança”, 11 escolas do...