Foram, ontem, 31 de maio, entregues, no Auditório Municipal de Lousada, os certificados da Formação em Suporte Básico de Vida aos alunos do 11º. ano que frequentaram o curso.
Integraram a formação cerca de 240 alunos, do 11.º ano, dos quatro agrupamentos escolares que aderiram a esta iniciativa. A escolha dos alunos está relacionada com uma maior maturidade e perceção dos jovens desta idade, sem prejudicar o seu tempo letivo.
O projeto SOMOS UM é um programa pioneiro de formação em Suporte Básico de Vida (SBV), que visa capacitar alunos do ensino secundário, assim como professores e funcionários. Além do curso de Suporte Básico de Vida, certificado pelo INEM, o projeto contempla ainda a formação sobre reconhecimento precoce de sinais de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Enfarte Agudo do Miocárdio.
Os objetivos do projeto são massificar a formação em SBV, aumentar a literacia em saúde, aumentar a taxa de sobrevivência nas situações de PCR, diminuir a taxa de morbilidade, através da rápida identificação e acionamento de meios de socorro.
Este projeto coloca em prática a Resolução nº 262/2021 da Assembleia da República e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e da Ordem dos Enfermeiros.