A época pós-Restauração foi revivida, entre 2 e 4 de junho, na avenida Senhor dos Aflitos, em Lousada. O Mercado Histórico de Lousada regressou ao concelho lousadense e animou quem o visitou. Na feira tardo-seiscentista reviveu-se uma época marcada por uma povoação rural, mas muito distinta pelo movimento mercantil. O mercado representou a povoação do Torrão, que deu origem à Vila de Lousada.
O município explicou que a vila de Lousada se inseria “num dos principais itinerários da Idade Moderna, a estrada que ligava a cidade do Porto à região de Basto e a Trás-os-Montes. Era o trajeto preferencial de mercadores, almocreves, tropas, correios e outros viajantes”. O contexto económico vivido depois da Guerra da Restauração e a motivação em restabelecer redes de abastecimento e comércio interno levaram à criação de dezenas de feiras e mercados entre os finais do século XVII e a primeira metade do século seguinte. “A povoação do Torrão não passou ao lado desta dinâmica e em 1758 a feira quinzenal tinha as suas datas fixadas e era uma das mais concorridas da região, demonstrando a sua criação antiga e completa implantação na rede de feiras e mercados da região” recordou o município.
Durante as tardes e noites dos dias 2, 3 e 4 de junho o Mercado Histórico de Lousada teve muita animação com artes circenses, música, dança e teatro, mas também carrosséis da época, jogos tradicionais, demonstrações e pequenos workshops de artesãos de vários ofícios. Para além dos locais de venda de comida, bebida e doces onde se juntaram familiares e amigos.