Um grupo de cerca de vinte funcionários de uma empresa de limpeza, manifestou-se, esta sexta-feira, em frente à Câmara Municipal de Penafiel.
Os trabalhadores exigem a reintegração no serviço de saúde depois da autarquia ter assumido as competências na mesma área.
O contrato de prestação de serviços de limpeza celebrado entre a empresa e a Administração Regional de Saúde (ARS) terminou esta quinta-feira, 29 de fevereiro, e a Câmara Municipal de Penafiel decidiu, no âmbito da delegação de competências na área da saúde, usar funcionários do município para efetuarem as tarefas de limpeza.


Eduardo Teixeira explica que “o único objetivo é salvaguardar os postos de trabalho” e que o município está a “tentar descartar estes trabalhadores”. O coordenador geral do STTEPS diz que não “dá para entender a opção da autarquia, uma vez que estas trabalhadoras são necessárias e vão continuar a ser”. O dirigente acrescenta ainda que a autarquia está “a recrutar pessoas no IEFP para fazerem o mesmo trabalho”.