“Memória: Totalitarismo na Europa” é o nome da exposição internacional patente na Biblioteca Municipal de Lousada desde o passado 17 de janeiro e até 16 de fevereiro. A mostra é promovida pelo Instituto +Liberdade, em representação da Plataforma da Memória e da Consciência Europeia, iniciativa à qual a Câmara Municipal de Lousada se associou.
A exposição cumpre “o propósito de homenagear as vítimas do nazismo, comunismo e fascismo na Europa e relembrar as consequências dos regimes totalitários, com o intuito de que estes não se repitam no futuro, bem como informar os cidadãos, em particular, as novas gerações, sobre o trágico passado totalitário da Europa”, informa a autarquia lousadense. Acrescentando que o trabalho tem ainda “como objetivo destacar a importância da defesa dos Direitos Humanos, liberdades e garantias individuais, bem como os valores democráticos na sociedade e, ao mesmo tempo, promover uma melhor compreensão entre todos os cidadãos europeus”.
Antes de chegar a Portugal, a exposição foi apresentada em mais de 20 cidades de 19 países da Europa e da América do Norte e foi inaugurada em Portugal pelo Instituto +Liberdade em agosto de 2021.
As escolas são convidadas a levaram até à Biblioteca Municipal os respetivos alunos e podem marcar a visita através do email cristiano.cardoso@cm-lousada.pt .
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h.