23 agosto 2025, 00:16
Mais
    InícioVale do SousaLousadaLousada em construção:  o que muda em 2025

    Lousada em construção:  o que muda em 2025

    Published on

    Ano novo, vida nova. Mas o que muda? Pintando um cenário geral, é possível observar o que sobe, mas também o que desce de preço em Portugal, já que o ano novo “aperta a carteira” em alguns casos, mas também traz alguns alívios, pois mantém alguns valores.

    A vila de Lousada, estando em contante evolução, conta também com algumas mudanças para o ano de 2025. No entanto, é de referir que estas mudanças começaram a ser preparadas no ano de 2024. No último mês do passado ano foram mais de uma dezena as obras e requalificações aprovadas na vila. O Terras do Vale do Sousa (TVS) dá-lhe a conhecer alguns pormenores sobre as mesmas.

    1. Beneficiação do C.M. 1149 entre a E.N.207-2 ao cruzamento de Tecas – Cernadelo

    Prazo de execução do contrato: 150 dias

    Previsão de renovações: Não

    Têm fundos EU? Não

    Valor do preço base do procedimento: 394.927,11 EUR

    2. Beneficiação do Pavilhão Municipal – Pavimento em madeira

    Prazo de execução do contrato: 90 dias

    Previsão de renovações: Não

    Têm fundos EU? Não

    Valor do preço base do procedimento: 189.356,10 EUR

    3. Beneficiação e requalificação da Rua das Agras (Meinedo) e Rua de Castro (Caíde de Rei)

    Prazo de execução do contrato: 270 dias

    Previsão de renovações: Não

    Têm fundos EU? Não

    Valor do preço base do procedimento: 707.473,22 EUR

    4. Beneficiação e pavimentação de ruas a tapete betuminoso no concelho de Lousada

    Prazo de execução do contrato: 90 dias

    Previsão de renovações: Não

    Têm fundos EU? Não

    Valor do preço base do procedimento: 395.280,84 EUR

    5. Requalificação e Eficiência Energética do edifício dos Paços do Concelho

    Prazo de execução do contrato: 180 dias

    Previsão de renovações: Não

    Têm fundos EU? Não

    Valor do preço base do procedimento: 311.464,65 EUR

    6. Beneficiação e pavimentação de arruamentos a cubos

    Prazo de execução do contrato: 150 dias

    Previsão de renovações: Não

    Têm fundos EU? Não

    Valor do preço base do procedimento: 259.350,00 EUR

    7. Construção de balneários e salas de apoio ao ténis – Complexo Desportivo de Lousada

    Prazo de execução do contrato: 240 dias

    Previsão de renovações: Não

    Têm fundos EU? Não

    Valor do preço base do procedimento: 281.999,01 EUR

    8. Beneficiação e Requalificação da E.M. 564-2 – “Cruzamento do bico” – Nogueira

    Prazo de execução do contrato: 300 DIAS

    Previsão de renovações: Não

    Têm fundos EU? Não

    Valor do preço base do procedimento: 1.685.696,11 EUR

    9. Construção do Parque Molinológico de Pias

    Prazo de execução do contrato: 420 DIAS

    Previsão de renovações: Não

    Têm fundos EU? Não

    Valor do preço base do procedimento: 1.238.485,79 EUR

    O TVS abordou o vereador do Ordenamento do Território e Urbanismo, Nélson Oliveira, que esclareceu alguns pontos sobre as empreitadas apresentadas, e referiu ainda que “há empreitadas que tem apoio de fundos comunitários e outras não”.

    Acrescentou que, em Lousada, surgirão “obras muito importantes que vão ser lançadas, como é o caso da construção do Centro de Saúde do Mezio, em Nevogilde, e da ampliação do Centro de Saúde de Meinedo. Para além disso, já foi lançado o concurso para a obra da requalificação do Centro de Saúde de Lousada e prevê-se que esta semana iniciem as obras de requalificação do Centro de Saúde de Lustosa”.

    Afirma ainda que, “destas empreitadas, cujos concursos foram no passado mês de dezembro lançados, é importante realçar a continuidade das obras de pavimentações na rede viária em todo o concelho, em particular a execução de uma nova rotunda e pavimentação da EM 564-2, em Nogueira, anulando o cruzamento existente nesta via de muito trânsito em Lousada, vulgarmente conhecido como o “cruzamento do bico”, após a zona de Ponterrinhas”. O vereador termina referindo que “a construção do Parque Molinológico de Pias também é uma obra que agora é posta em prática, numa zona que criará uma nova centralidade ambiental em Lousada”. 

    O que muda no país em 2025?

    Em 2025 as famílias vão ter de pagar mais por bens de primeira necessidade, casa e transportes. O TVS fez um levantamento do que já se sabe que vai ficar mais caro e apresenta esses valores.

    Renda da casa

    As rendas poderão encarecer 2,16% neste ano, de acordo com o aviso do coeficiente de atualização de rendas publicado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). A confirmar-se o percentual, está em causa uma subida de 2,16 euros por cada 100 euros de renda. E poderá haver casos em que o aumento será mais expressivo. Tendo em conta as regras em vigor, os senhorios que não atualizaram a renda nos últimos dois anos poderão somar os coeficientes de 2023 e de 2024 aos 2,16% de 2025, num total de 11,1%.

    Transportes

    Os transportes públicos de passageiros aumentam 2,02% em 2025, de acordo com a taxa de atualização tarifária com base nos dados do INE sobre a inflação. No entanto, como cabe às autoridades de transporte definir a política tarifária, o preço nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto deverá manter-se inalterado. No Porto, apenas irá aumentar o preço dos bilhetes comprados a bordo na rede Unir, seguindo a evolução da inflação. De referir que em janeiro terá lugar o alargamento do Passe Social+ a desempregados de longa duração e pessoas com deficiência. 

    Luz, gás e água

    A partir de 1 de janeiro, os primeiros 200 quilowatts-hora de eletricidade consumida em cada habitação (300kWh para as famílias numerosas) deixaram de pagar IVA a 23%, passando a pagar uma taxa de 6%. Além disso, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) baixou 3,6% as tarifas de acesso às redes em baixa tensão normal, o que ajudará, segundo o regulador, a reduzir o preço da luz no próximo ano, apesar do aumento médio de 2,1% anunciado (só para o mercado regulado) para janeiro. No mercado livre, por exemplo, a EDP vai baixar os preços, em média, 7%, e a Galp comunicou em dezembro uma redução de 6%.

    No gás natural, os preços em vigor desde outubro serão os de 2025.

    Quanto à água, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) estima que cada 1000 litro custe dois euros, o que resultará numa média de 20 euros mensais considerando que cada família consuma 10 mil litros por mês. 

    Telecomunicações

    Nos últimos dois anos, os preços dos serviços de telecomunicações aumentaram, apoiados na inflação, mais de 12%. Em 2025, a Altice Portugal vai continuar a atualizar preços, cumprindo o que está contratualmente previsto com os clientes, exceto nos serviços da Uzo e Moche (marcas com preços mais acessíveis aos consumidores com menor disponibilidade financeira ou consumidores mais jovens, como estudantes). A NOS já informou que não vai aumentar preços e a Vodafone ainda não revelou o que fará, uma vez que a atualização de preços daquele operador costuma ser anunciada em meados de fevereiro. Quanto à Digi, o novo operador do mercado iniciou as operações em novembro com a promessa de que não irá atualizar preços a par da inflação. 

    Pão, leite, café e azeite

    O preço do leite e dos produtos lácteos sobe a partir do dia 1 de janeiro, devido ao aumento dos custos de produção (combustível e eletricidade, por exemplo). O mesmo, segundo diferentes entidades do setor, deverá acontecer com o preço do pão. Não só devido aos fatores de produção, mas também devido ao aumento do salário mínimo nacional. Acresce que as vendas da panificação e pastelaria registaram, em 2024, um ligeiro aumento em valor, mas em quantidade houve uma quebra.

    Também o valor do azeite é alterado já que a campanha de 2024 terminou com preços no produtor 40% abaixo do ano anterior.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    ALICE VIEIRA PARTICIPA NA FEIRA DE TROCAS DE LIVROS E PALAVRAS EM PAREDES

    A escritora Alice Vieira é uma das convidadas da Feira de Trocas de Livros...

    PENAFIEL RUN´25 VAI APOIAR TRÊS CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS DO CONCELHO

    A segunda edição da corrida solidária Penafiel Run’25 está marcada para dia 21 de...

    SC NUN´ÁLVARES DÁ INICÍO A NOVA ÉPOCA E ANUNCIA NOVO CAMPO RELVADO

    O SC Nun´Álvares prepara-se para iniciar a construção do seu novo campo relvado, com...

    LOUSADA MARCA PRESENÇA NA AGRIVAL COM DIA DEDICADO AO CONCELHO

    O Município de Lousada vai estar em destaque na Agrival – Feira Agrícola do...

    MULHER DETIDA POR INCÊNDIO FLORESTAL

    O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Alpendurada, ontem, dia 19...