Todos os anos, no último fim-de-semana de julho, a vila de Lousada enche-se de alegria e animação com a Festa Grande do concelho em honra do Senhor dos Aflitos.
As animações são variadas e “para todos os gostos”. Bombos, gigantones e cabeçudos, feira franca e concurso pecuário, missa solene e majestosa procissão, fanfarra e bandas de música, artistas de música e marcha luminosa que preenchem um programa que atrai diariamente milhares de forasteiros. Este ano, sem as habituais provas de ciclismo na “segunda-feira da festa”, como carinhosamente se referem os lousadenses em relação ao habitual feriado municipal.
Em cada noitada não falta o fogo-de-artifício, o mesmo não se pode dizer das “saudosas vacas-de-fogo”, figuração tosca de um alentado bovídeo que ia lançando sobre a assistência bichas-de-rabear, tão apreciadas pelo povo, mas extintas devido à assistência que não respeitava o momento e se entusiasmava “mais do que devia”.
O domingo é o “dia mais religioso da festa” com a habitual procissão e, à noite, o Monte do Senhor dos Aflitos é iluminado por milhares de tigelinhas, proporcionando um espetáculo único.
Este ano, as festas vão decorrer entre 27 de julho e 1 de agosto e, para além do cartaz que conta com DJ Telio, Tony Carreira, Melim e Toy, há muitas novidades como lhe deu conta o Terras do Vale de Sousa na anterior edição.