O agravamento das condições meteorológicas está a causar fortes constrangimentos à circulação rodoviária em vários pontos do distrito do Porto. O Comando Territorial do Porto da GNR alertou para inundações e desmoronamentos de terras que obrigaram ao corte ou condicionamento de diversas vias nos concelhos de Baião, Penafiel, Gondomar e Trofa.
Segundo a Verdade, as ocorrências concentram-se sobretudo na região do Tâmega e Sousa e na Área Metropolitana doo Porto, afetando zonas ribeirinhas e áreas de maior instabilidade do terreno.
Baião
No concelho de Baião, dois desmoronamentos de terras levaram ao encerramento das seguintes vias:
- Ribadouro: Rua da Bouça
- Santa Marinha do Zêzere: Rua 20 de Junho
Penafiel
Em Paço de Sousa, a subida do caudal do Rio Sousa provocou inundações na Rua de Curros, dificultando a circulação automóvel.
Gondomar
A subida do nível das águas dos rios Douro e Sousa está a provocar vários constrangimentos:
- Zebreiros: A Rua Beira Rio está condicionada por inundação do Rio Douro
- Foz do Sousa: O acesso ao Parque de Travassos cortado, na sequência da cheia do Rio Sousa
Trofa
Na freguesia de Guidões, a Rua 25 de Abril encontra-se com a circulação comprometida devido a um desmoronamento.
Recomendações da GNR
Perante este cenário e a previsão de manutenção do mau tempo, a GNR recomenda aos condutores que planeiem os seus trajetos, privilegiando vias alternativas sempre que possível. As autoridades apelam ainda os cumprimentos rigorosos da sinalização temporária instalada nos locais afetados, de forma a garantir a segurança de automobilistas e peões.
Foto:ilustração


