Com previsão de terminar em 2026, a nova Loja do Cidadão de Lousada iniciou obras há cerca de duas semanas.
Tal como o TVS noticiou em julho, após a adjudicação da empreitada, a futura Loja do Cidadão contará com um apoio superior a um milhão de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pretende responder às necessidades crescentes dos cidadãos, reunindo num único espaço serviços essenciais como o Instituto de Registos e Notariado, a Segurança Social, a Autoridade Tributária e Aduaneira e o Espaço Cidadão. O objetivo passa por melhorar a eficiência do atendimento público, reduzindo tempos de espera e facilitando o acesso aos serviços através de soluções tecnológicas e inovadoras.
Paralelamente, a Praça do Românico será alvo de uma profunda intervenção urbanística, financiada pelo programa Norte 2030, com um apoio superior a 2,4 milhões de euros. O projeto inclui a criação de um parque de estacionamento, zonas pedonais, áreas verdes, quiosques e um parque infantil, transformando a zona num novo centro funcional e de lazer para a comunidade.
Este será um espaço fundamental para os serviços públicos de Lousada e segundo a autarquia, está dado o passo para que agora o Estado possa reforçar os recursos humanos nos serviços públicos, nomeadamente na Conservatória do Registo Predial e nas Finanças.