O Partido Socialista (PS) apresentou, no passado fim de semana, a sua candidatura à Câmara Municipal de Lousada, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia. O evento decorreu ao ar livre na Casa de Vila Verde, em Caíde de Rei, e contou com uma expressiva participação da população.
Nelson Oliveira, atual vice‑presidente da autarquia e agora candidato à presidência, liderou a apresentação, que teve também a presença do Secretário‑Geral do PS, José Luís Carneiro. Este exigiu ao Governo que cumpra os compromissos assumidos com Lousada, como as obras no quartel da GNR, o lançamento do concurso público para o empreendimento Hans Isler e o reforço de trabalhadores na Conservatória do Registo Predial.
Pedro Machado, atual presidente da Câmara, destacou o trabalho feito nos últimos três mandatos e garantiu que Nelson Oliveira é o melhor nome para garantir a continuidade e uma nova energia ao projeto socialista em Lousada.
Foram ainda apresentados os candidatos às Juntas de Freguesia e à vereação, com destaque para novos rostos oriundos da sociedade civil, do setor empresarial e privado, bem como a continuidade de Maria do Céu Rocha e António Augusto Silva. Para o novo mandato, Nelson Oliveira trouxe a advogada Eduarda Ferreira, o economista César Gonçalves, e os médicos Elsa Neves e José Pedro Ferreira.
Nelson Oliveira aproveitou a ocasião para apresentar as principais linhas do seu programa, onde se destacam propostas como um programa estratégico de desenvolvimento das freguesias. Para a educação propôs prolongar o horário do pré-escolar e do 1º ciclo até às 18h30, a criação de um polo universitário, bem como continuar a requalificar as escolas e melhorar a climatização, a comparticipação de terapias para alunos com necessidades educativas especiais e o Programa avançado de Literacia Financeira Jovem e OTL (Ocupação dos Tempos Livres) renumerado para os jovens.
Apresentou ainda a ideia de reforçar a cobertura territorial da GNR e um novo quartel dos Bombeiros.
Para a saúde propôs um propôs um programa de saúde oral para os doentes oncológicos e população carenciada; o projeto piloto de diagnóstico precoce de cancro e a total cobertura de médicos de família.
Na habitação reforçou a ideia da construção de centenas de novas casas para arrendamento acessível, promoção de cooperativas de habitação e um programa Casa Digna de apoio a pequenas reparações a habitações de famílias carenciadas.
Reforçou a aposta na sustentabilidade ambiental com reforço no controlo de vegetação indesejada e limpeza urbana, até 2030 reduzir a pegada carbónica do município em 30% e transformar a Vila de Lousada num Modelo Urbano Bioclimático.
Reforçou, ainda, aumentar as respostas sociais, ampliar áreas de acolhimento empresarial; o Balcão Único do Associativismo (para a centralização de pedidos, licenças, subsídios, entre outras solicitações) num só local; um multiusos para eventos de média e grande dimensão; um espaço multifuncional no centro de Lousada, continuar a construção de circulares urbanas à Vila de Lousada e, por fim, aumentar o horário de atendimento ao público até às 19h no Município.
Nelson Oliveira agradeceu a todos, mesmo aqueles que têm outras opções ou cargos efetivos em diferentes partidos.