24 abril 2025, 07:54
Mais
    InícioVale do SousaPS Porto critica Governo por afastar administração das ULS de Gaia-Espinho e...

    PS Porto critica Governo por afastar administração das ULS de Gaia-Espinho e Tâmega e Sousa

    Published on

    A Federação Distrital do PS do Porto criticou, esta quinta-feira, o Governo por afastar os conselhos de administração das Unidades Locais de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho e Tâmega e Sousa, decisão que considerou ser “altamente questionável”.

    Para Nuno Araújo, presidente da distrital do PS do Porto, esta decisão é questionável “pela falta de transparência e pelo impacto negativo na estabilidade da gestão hospitalar”, segundo argumentou em comunicado enviado hoje às redações.

    A gravidade da situação “acentua-se devido a dois fatores adicionais: a nomeação de autarcas impedidos de se recandidatarem devido à limitação de mandatos e o custo elevadíssimo em indemnizações devido à interrupção antecipada dos contratos”, defendeu Nuno Araújo.

    A estrutura do PS considerou que este afastamento vai levar ao pagamento de indemnizações que “podem atingir centenas de milhares de euros, um custo suportado pelos cidadãos e totalmente desnecessário, dado que os administradores nomeados tinham contratos válidos”.

    “Este tipo de gestão irresponsável dos recursos públicos levanta sérias questões sobre a eficiência e o planeamento do Governo”, indicou a distrital.

    O líder da distrital reiterou ainda que a saúde pública “está a ser utilizada para acomodar quadros partidários sem função política disponível, quando a escolha de dirigentes deve ser baseada na competência técnica e não na necessidade de reciclagem de quadros”.

    O atual presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, foi designado pelo Governo para presidir ao conselho de administração da ULS do Tâmega e Sousa, segundo foi hoje anunciado.

    Em comunicado, o Conselho de Ministros refere que o social-democrata José Luís Gaspar será acompanhado no órgão de gestão da ULS pelos vogais Carmen Filipa Ribeiro Dias Carneiro, Sónia Manuela Rodrigues Moreira, Jorge Luciano Leite Monteiro, Valentina Alexandra Maia Borges e Pedro Dinis Silva Mendes.

    A ULS do Tâmega e Sousa, com sede em Penafiel, compreende o território de 11 concelhos, correspondendo a cerca de 500 mil habitantes, gerindo as unidades hospitalares de Penafiel e Amarante.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    CAMINHADA NOTURNA EM FREAMUNDE ASSINALA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA

    No próximo sábado, 26 de abril, realiza-se uma Caminhada Noturna entre Freamunde e Paços...

    COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS LIGEIROS FAZ UM FERIDO EM FIGUEIRÓ, PAÇOS DE FERREIRA

    Uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros provocou um ferido ligeiro ao início...

    BAIRROS CELEBRA TRADIÇÃO COM VINHO VERDE E PETISCOS

    O Largo de S. Lourenço, na freguesia de Bairros, em Castelo de Paiva, será...

    PAÇOS DE FERREIRA AVANÇA COM NOVO CENTRO DE SAÚDE MODERNO E REGIONAL

    Está oficialmente em marcha a construção do novo Centro de Saúde de Paços de...

    ESPETÁCULO DE NOVO CIRCO “MEMÓRIAS “LEVA POESIA VISUAL À CASA DAS ARTES DE FELGUEIRAS

    A Casa das Artes de Felgueiras será palco, na noite de 26 de abril,...