A XVI edição dos Fins de Semana Gastronómicos, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal começou no dia 17 de janeiro e termina a 14 de dezembro, em Paços de Ferreira.
Este ano aderiram à XVI edição 75 municípios, entre eles Paços de Ferreira e Penafiel, que em 32 etapas, ao longo do ano 2025, através dos restaurantes e estabelecimentos de hotelaria de cada um deles, mostrarão as suas iguarias típicas, dinamizando a economia local.
De Paços de Ferreira aderiram nove restaurantes (Aidé, A.ReI.A, O Marceneiro, Raro, A Presa, A Parrilhada, O Tarasco, São Domingos e Casa S. Francisco) e dois alojamentos (Paços Ferrara Hotel e Glicínia Boutique Hotel).
De Penafiel foram três os restaurantes aderentes (O Engaço, App Café e Adega33), três alojamentos (Casa dos Vales, A Burguesinha e Quinta das Essências) e dois espaços de enoturismo (Quinta da Aveleda e Casa Vila Nova).
Felgueiras destacou a tradicional doçaria identitária e os tão afamados vinhos verdes.
O vereador do Turismo Joel Costa marcou presença na sessão de apresentação oficial, destacando este evento como um marco essencial para o desenvolvimento do turismo de gastronomia & vinhos nos municípios, estimulando, assim, os agentes económicos locais a participar nesta iniciativa, numa clara parceria entre o setor público e privado, resultando na promoção turística de Felgueiras.
Os “Fins de Semana Gastronómicos” contribuem para impulsionar o turismo de cada região e funcionam como um convite, para visitar o concelho de Felgueiras e a sua oferta enogastronómica, conhecida, nacionalmente, pelo Pão de Ló de Margaride e os tão caraterísticos vinhos verdes da região.
De referir que o “Fim de Semana Gastronómico” dedicado a Felgueiras irá decorrer de 11 a 13 de abril, com oferta integrada com o Festival de Pão de Ló. Este evento permite a Felgueiras destacar a sua oferta enogastronómica, bem como a hospitalidade que carateriza o nosso concelho.
Para esta iniciativa o município conta com a adesão de 10 restaurantes.
Esta é uma das iniciativas público-privadas com maior sucesso do Turismo do Porto e Norte, que ao longo de 15 edições realizadas, tem trabalhado no sentido de salvaguardar e divulgar sabores ancestrais e produtos endógenos com grande potencial gastronómico.
Os Fins de Semana Gastronómicos levam os municípios a elaborar, juntamente com restaurantes e unidades de alojamento, pacotes especiais para a data, com uma oferta mais estruturada, tendente a promover todo o seu território, incluindo descontos em entradas de museus, visitas guiadas e experiências endógenas.