01 dezembro 2025, 14:44
Mais
    InícioVale do SousaParedesCentro Cultural de Paredes abre dia 26 com agenda cheia

    Centro Cultural de Paredes abre dia 26 com agenda cheia

    Published on

    O Centro Cultural de Paredes (CCP) vai abrir portas oficialmente no dia 26 de outubro, com um concerto da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian. A Câmara deu a conhecer a programação, até ao final do ano, deste equipamento, que coloca Paredes “no mapa cultural nacional”.

    Xutos & Pontapés, Aurea, DJ Arana (na noite de Halloween), Salvador Martinha, Quorum Dance Company, Glenn Miller Orchestra e companhia de teatro “a Colmeia” são nomes que vão passar pelo palco do centro cultural até final do ano. A agenda completa pode ser consultada online.

    “O CCP será, sem dúvida, uma casa de cultura e para a cultura, aberta a todos”, sublinhou Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, na apresentação da programação do Centro Cultural de Paredes até ao final do ano, e que abre com um espetáculo da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pelo maestro Lorenzo Viotti, e contará ainda com concertos de nomes como os Xutos & Pontapés, no dia 23 de novembro. Mais

    O novo equipamento, que nasceu do antigo edifício da Adega Cooperativa de Paredes, representou um investimento de 6,2 milhões de euros, e pretende ser “o principal polo cultural de Paredes e da região”, referiu Alexandre Almeida.

    Composto por um grande auditório, com capacidade de 500 lugares sentados, o Centro Cultural de Paredes conta, ainda, com um pequeno auditório para 450 pessoas em pé, e um espaço coberto, a Arena, que está situado na cave do edifício e tem capacidade para 2500 pessoas. Tem ainda zonas para exposições – passará a acolher exposições que até agora se realizavam na Casa da Cultura de Paredes – e irá dispor também de um café concerto e de um restaurante.

    Concebido pelo gabinete de arquitetura Spaceworkers, o edifício é “uma expressão da fusão entre o passado industrial e a atualidade. Com um design que homenageia a arquitetura industrial do edifício anterior, o centro cultural exibe uma aparência contemporânea que respeita e reinterpreta a herança local”.

    A programação cultural do CCP está a cargo de João Aidos, que destacou também ele o desejo de que seja “um espaço de todos e para todos”, assim como “um espaço de encontro da cidade, mas também de capacitação e de formação”. “Um espaço de beleza”, acrescentou, certo de que será “um grande marco para a comunidade da região norte, já que vai acrescentar mais um espaço onde é possível haver programação regular”.  

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    ABERTAS AS BOLSAS DE ESTUDO 2025/2026 ENQUANTO AUTARQUIA ACELERA ENTREGA DAS BOLSAS EM ATRASO

    O Município de Castelo de Paiva anunciou a abertura do período de candidaturas para...

    CAMINHADA DE NATAL COM ESPÍRITO SOLIDÁRIO E A 12.ª EDIÇÃO DO BTT

    O Município de Castelo de Paiva prepara-se para receber, no dia 14 de dezembro,...

    MERCADO DE NATAL VALORIZA ARTESÕES E PRODUTORES LOCAIS

    O espírito natalício chega a Castelo de Paiva com a realização do Mercado de...

    CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO DR. MÁRIO FONSECA REALIZA-SE AMANHÃ

    O Município de Lousada realiza amanhã, 29 de novembro, às 21h, no Auditório Municipal,...

    E-REDES VAI AVANÇAR COM FAIXAS DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL EM CASTELO DE PAIVA A PARTIR DE 2026

    A E-REDES vai avançar, ao longo do ano de 2026, com a execução da...