21 novembro 2024, 15:48
Mais
    InícioVale do SousaParedesCentro Cultural de Paredes abre dia 26 com agenda cheia

    Centro Cultural de Paredes abre dia 26 com agenda cheia

    Published on

    O Centro Cultural de Paredes (CCP) vai abrir portas oficialmente no dia 26 de outubro, com um concerto da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian. A Câmara deu a conhecer a programação, até ao final do ano, deste equipamento, que coloca Paredes “no mapa cultural nacional”.

    Xutos & Pontapés, Aurea, DJ Arana (na noite de Halloween), Salvador Martinha, Quorum Dance Company, Glenn Miller Orchestra e companhia de teatro “a Colmeia” são nomes que vão passar pelo palco do centro cultural até final do ano. A agenda completa pode ser consultada online.

    “O CCP será, sem dúvida, uma casa de cultura e para a cultura, aberta a todos”, sublinhou Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, na apresentação da programação do Centro Cultural de Paredes até ao final do ano, e que abre com um espetáculo da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pelo maestro Lorenzo Viotti, e contará ainda com concertos de nomes como os Xutos & Pontapés, no dia 23 de novembro. Mais

    O novo equipamento, que nasceu do antigo edifício da Adega Cooperativa de Paredes, representou um investimento de 6,2 milhões de euros, e pretende ser “o principal polo cultural de Paredes e da região”, referiu Alexandre Almeida.

    Composto por um grande auditório, com capacidade de 500 lugares sentados, o Centro Cultural de Paredes conta, ainda, com um pequeno auditório para 450 pessoas em pé, e um espaço coberto, a Arena, que está situado na cave do edifício e tem capacidade para 2500 pessoas. Tem ainda zonas para exposições – passará a acolher exposições que até agora se realizavam na Casa da Cultura de Paredes – e irá dispor também de um café concerto e de um restaurante.

    Concebido pelo gabinete de arquitetura Spaceworkers, o edifício é “uma expressão da fusão entre o passado industrial e a atualidade. Com um design que homenageia a arquitetura industrial do edifício anterior, o centro cultural exibe uma aparência contemporânea que respeita e reinterpreta a herança local”.

    A programação cultural do CCP está a cargo de João Aidos, que destacou também ele o desejo de que seja “um espaço de todos e para todos”, assim como “um espaço de encontro da cidade, mas também de capacitação e de formação”. “Um espaço de beleza”, acrescentou, certo de que será “um grande marco para a comunidade da região norte, já que vai acrescentar mais um espaço onde é possível haver programação regular”.  

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Debate sobre Orçamento de Estado 2025 em Lousada

    Diálogo entre líderes e cidadãos em torno das prioridades locais e nacionaisNo dia 16...

    Resumo da jornada das equipas lousadenses

    Na Liga Pro da Associação de Futebol do Porto (AFP), em duelo da 12.ª...

    Vencedores do PIAS já são conhecidos

    Já são conhecidos os projetos vencedores do PIAS – Projeto Inovador de Ambiente e...

    Workshop de Bordados em Felgueiras

    A Casa do Risco esteve presente no Agrupamento de Escolas EB 2,3 de Airães,...

    CONVOCA-ME! em Freamunde foi um sucesso

    Na tarde do passado domingo, os jogadores do Sport Clube Freamunde entraram em campo...