O município de Paços de Ferreira já implementou no terreno a recolha de resíduos diferenciados “porta a porta” da Ambisousa. Assim, já estão a ser recolhidos, em vários locais da freguesia de Paços de Ferreira, Frazão, Raimonda e Meixomil, papel e cartão, vidro, plástico e metal.
Durante o mês de maio, equipas da Ambisousa estão a percorrer, porta a porta, residências unifamiliares abrangidas por esta campanha, com o objetivo de proceder à entrega gratuita de 3 contentores de 120 litros e que incluem um microchip, assim como uma explicação sobre o funcionamento deste projeto piloto.
No mês de junho, deverá ter início a recolha, porta a porta, junto das respetivas habitações e em dias específicos para cada tipo de resíduos, como explica o município.
A autarquia apela a todos os cidadãos que aceitem participar no projeto, esclarecendo que “o equipamento fornecido e o serviço prestado são totalmente gratuitos”. A recolha seletiva, porta a porta, em produtores domésticos será implementada em áreas predominantemente de moradias em dos 5 dos 6 concelhos que integram a Ambisousa (à exceção de Castelo de Paiva). Serão abrangidas 16.500 habitantes, mas também 260 estabelecimentos, segundo dados da Ambisousa.