21 novembro 2024, 19:23
Mais
    InícioSaúdeClínicos das juntas médicas vão passar a ter acesso ao processo do...

    Clínicos das juntas médicas vão passar a ter acesso ao processo do doente

    Published on

    A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) anunciou que os utentes que sejam chamados para junta médica para verificação da baixa já não terão de pedir relatório ao médico de família, já que os médicos que integram as juntas de verificação de incapacidade temporária passam a ter acesso ao processo do doente, evitando milhares de consultas nos centros de saúde.

    Leia a notícia completa na edição do seu TVS.

    Estes mecanismos de interoperabilidade vão permitir que todos os procedimentos associados ao Sistema de Verificação de Incapacidades Temporárias sejam executados por via eletrónica, em formato digital, “otimizando, assim, a utilização dos recursos em cuidados de saúde primários, reduzindo a burocracia e prestando um melhor serviço à população”, refere a Direção Executivo do SNS.

    Esta nova medida vai tornar o sistema “mais simples e fácil”, já que “ao não exigir a realização de uma consulta e o tempo que perdiam na elaboração dos relatórios pelos médicos de família, melhora assim o acesso dos doentes e a satisfação dos profissionais”.

    “Este pedido recorrente de relatórios atualizados ao Médico de Família, feito através do utente, gerava idas evitáveis deste à sua Unidade de Saúde e consumo desnecessário de consultas de Medicina Geral e Familiar, que poderão ser, agora, otimizadas na prestação de cuidados de saúde aos utentes do SNS e na melhoria do acesso aos Cuidados de Saúde Primários”, refere, em comunicado, a DE-SNS.

    Esta desburocratização das verificações de baixas médicas entrou em vigor a partir do dia 15 de abril, depois de realizada a formação aos médicos que integram as juntas da Segurança Social e irá abranger um universo de cerca de meio milhão de declarações que são emitidas todos os anos.

    “São aproximadamente 500.000 consultas que ficarão disponíveis para doentes que necessitem realmente de avaliação pelo seu médico de família, aumentando o acesso em tempo útil ao SNS”, acrescenta.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Debate sobre Orçamento de Estado 2025 em Lousada

    Diálogo entre líderes e cidadãos em torno das prioridades locais e nacionaisNo dia 16...

    Resumo da jornada das equipas lousadenses

    Na Liga Pro da Associação de Futebol do Porto (AFP), em duelo da 12.ª...

    Vencedores do PIAS já são conhecidos

    Já são conhecidos os projetos vencedores do PIAS – Projeto Inovador de Ambiente e...

    Workshop de Bordados em Felgueiras

    A Casa do Risco esteve presente no Agrupamento de Escolas EB 2,3 de Airães,...

    CONVOCA-ME! em Freamunde foi um sucesso

    Na tarde do passado domingo, os jogadores do Sport Clube Freamunde entraram em campo...