15 janeiro 2026, 21:53
Mais
    InícioNecrologiaUm ano sem o jornalista e o diretor Sérgio Afonso!

    Um ano sem o jornalista e o diretor Sérgio Afonso!

    Published on

    Este domingo, dia 28 de abril, faz um ano que o meu amado marido, jornalista e diretor Sérgio Afonso nos deixou com saudades eternas. A sua falta é sentida todos os dias, em todos os momentos, por todos.

    Não são raras as mensagens e ligações que recebo de amigos, familiares, parceiros, clientes, colegas de trabalho e desconhecidos a recordar a pessoa e o profissional, sempre apaixonado a divulgar as terras e gentes do Vale do Sousa. Tenho certeza que a sua bondade, alegria e profissionalismo serão sempre lembrados. Estes últimos meses foram bem pesados, longos, intensos… Só eu sei como foi difícil seguir sem o seu apoio, sem a sua presença física, sem o amigo e marido que me fez feliz e me impulsionou por 18 anos.

    Tenho sempre em mente as nossas conversas, os seus ensinamentos. Antes do fim, entregou-me o Terras do Vale do Sousa (TVS), dizendo que só eu era capaz de superar o desafio e que o fizesse até quando possível. Penso que ficaria feliz com o resultado! Foram tempos difíceis, um trabalho árduo, mas com vontade e uma excelente equipa tudo foi possível.

    Sérgio Afonso Nunes da Silva era o proprietário da Empresa Editorial do Vale do Sousa e jornal TVS. Lousadense de alma, nasceu a 22 de fevereiro de 1968, em Castelo de Paiva, e residia em Lousada, onde tinha o seu seio familiar. Além de diretor do TVS, foi colaborador do jornal O Jogo e dedicou uma vida inteira ao jornalismo, sendo reconhecido como grande impulsionador da imprensa regional.

    Deu os seus primeiros passos no jornalismo ainda criança, escrevendo pequenos textos e colaborando com a paginação e em todo o seu setor de produção. Participou na elaboração e paginação de diversos jornais, como Correio do Douro, Miradouro, Terras do Paiva, Fredemundus – Jornal de Freamunde e Notícias de Vizela. Foi ainda correspondente em Lousada do já extinto diário Comércio do Porto e teve programas de sua autoria na Rádio Lousada (ainda nos tempos da pirataria) e Rádio Clube de Penafiel.

    De sublinhar ainda a passagem pela Anégia Editores, durante dois anos, onde trabalhou e teve participação ativa em dezenas de obras monográficas, entre as quais Lousada – Terra Prendada.

    Era conhecido também pela sua forte ligação ao desporto, um apaixonado por corridas (rali) e Hóquei em Campo, pertencendo à equipa da Associação Desportiva de Lousada (como atleta e treinador) e à equipa do Juventude Hóquei Clube (como treinador).

    A paixão pela música levou-o a trabalhar em grandes eventos de caráter mundial, salientando-se o Rock in Rio Lisboa (Portugal), Festival de Verão de Salvador (Brasil) e Festival de Verão de Vigo (Espanha). Como a fotografia era outra das suas artes de eleição, aproveitou o facto para registar para a posteridade os grandes nomes do pop/rock mundial, como Pink Floyd, Roger Waters, Metallica, Scorpions, U2, Sting, Rolling Stones, Guns N´ Roses, AC/DC, Bom Jovi, Red Hot Chili Peppers, entre outros. A sua ausência pesa em nós todos os dias, mas o seu legado e as boas lembranças acalmam e aquecem os nossos corações. A morte não é o fim, é apenas o corpo físico que perece; a vida espiritual prossegue. Afinal, “nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”.

    Paula Santana,
    Diretora

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    CRÓNICA DE JOSÉ REGADAS: JOGAR PELO SEGURO

    As eleições presidenciais aproximam-se envoltas num ruído de enorme incerteza. Não há candidaturas consensuais,...

    JOVEM MATA FAMILIAR EM FELGUEIRAS E QUEIMA O CORPO; SUSPEITO DETIDO PELA PJ

    Um jovem de 26 anos foi detido esta semana pela Polícia Judiciária (PJ) sob...

    HOMEM DE CERCA DE 80 ANOS FICA FERIDO APÓS COLISÃO RODOVIÁRIA EM PAREDES

    Um homem com cerca de 80 anos ficou ferido, esta quinta-feira, 15 de janeiro,...

    MUNICÍPIO DE LOUSADA CELEBRA DIA INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS COM MURAL NA EBS NORTE LOUSADA

    O Município de Lousada assinalou o Dia Internacional das Cidades Educadoras com a realização...

    INCÊNDIO DEIXA PRÉDIO EM PAÇOS DE FERREIRA INTERDITADO E MORADORES SEM PREVISÃO DE RETORNO

    Um incêndio numa garagem de dois blocos de apartamentos na Rua Nova Urbanização de...