No ano de 2023 foi adotado mais do que um cão ou gato por dia, no concelho de Lousada. A informação surge através do CROA de Lousada– Centro de Recolha Oficial de Animais, uma das instituições de abrigo de animais no concelho.
Segundo os números revelados, no ano de 2023, foram adotados 408 animais, um número significativo, já que no ano anterior tinham sido perfilhados 229. Foram quase mais 200 adoções, num ano em que o número de animais recolhidos aumentou para o dobro.
Leia a notícia completa na edição do seu TVS.
Responsável pelo pelouro do bem-estar animal, o vereador António Augusto Silva reconhece a importância e trabalho de todos os envolvidos, a quem, na rede social Facebook, agradeceu. “Um agradecimento aos colaboradores do município, da Associação Lousada Animal, Cantinho da Zé, cidadãos a título individual, bem como ao projeto PEVA (vencedor de um Orçamento Participativo Jovem) que tudo fizeram para que estes números fossem possíveis. Obrigado”, pode ler-se.
Nelson Oliveira também salientou os “números absolutamente extraordinários”, que afirma terem sido atingidos “com o trabalho empenhado dos funcionários municipais e associações do setor”.
No que respeita ao número de esterilizações, os números também registam um aumento. Se no ano de 2022, foram 223 os animais esterilizados, já em 2024, o número de esterilizações subiu para os 409.


