14 novembro 2025, 04:33
Mais
    InícioVale do SousaCIM do Tâmega e Sousa acolhe exercício nacional de cibersegurança

    CIM do Tâmega e Sousa acolhe exercício nacional de cibersegurança

    Published on

    A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa acolhe, durante os próximos dois dias, 17 e 18, o Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 (ExNCS’23). A iniciativa é organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), com a cooperação da ENISA – Agência da União Europeia para a Cibersegurança e da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses e das 25 entidades intermunicipais.

    A edição deste ano será dedicada à cibersegurança nos municípios portugueses, nesse sentido, irá decorrer em simultâneo nas 25 entidades intermunicipais do país. Na região, o evento terá lugar na sede da CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, e contará com a participação dos técnicos de informática responsáveis pela cibersegurança dos 11 municípios desta CIM. Durante estes dois dias, os técnicos terão a oportunidade de participar em ações de capacitação e em exercícios de prevenção e resposta a incidentes de cibersegurança.

    Aos técnicos vai juntar-se a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, a CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados, o COCiber – Comando das Operações de Ciberdefesa, a LUSA – Agência de Notícias de Portugal, a Polícia Judiciária, os SIS – Serviços de Informações de Segurança, entre outras. Ao longo do exercício, estará ainda presente um grupo de observadores.

    O “foco” é a administração pública local e a edição deste ano do ExNCS’23 visa “sensibilizar os municípios para a importância da cibersegurança, avaliar o nível de preparação e testar a capacidade de resposta a incidentes, bem como a aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço” refere a CIM do Tâmega e Sousa.

    Através de uma série de cenários que reproduzem as principais ameaças ao ecossistema dos municípios, o ExNCS’23 irá avaliar a resiliência digital da administração local e a eficácia das autoridades nacionais na resposta e recuperação de ciberataques em larga escala, com especial destaque para os elementos comuns e serviços essenciais que caracterizam as cidades inteligentes.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    NOVA DISTRIBUIÇÃO DE PELOUROS REFORÇA INOVAÇÃO E PROXIMIDADE NO EXECUTIVO DE PENAFIEL

    O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, aprovou a nova distribuição de...

    PLANO MUNICIPAL DA JUVENTUDE JUNTA 500 JOVENS

    Com mais de cinco centenas de participantes, a Signum Games 2025 - Feira de...

    SÃO MARTINHO CELEBRA-SE NO CAIS CULTURAL DE CAÍDE DE REI

    O Cais Cultural de Caíde de Rei vai celebrar o São Martinho no dia...

    MUNICÍPIO CELEBRA O MÊS MUNICIPAL DO CUIDADOR INFORMAL COM HOMENAGEM AOS CUIDADORES DO CONCELHO

    O concelho de Lousada assinala, este mês, a 3.ª edição do Mês Municipal do...

    COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS EM VANDOMA FAZ UM FERIDO LIGEIRO

    Uma pessoa sofreu ferimentos ligeiros na sequência de uma colisão entre dois automóveis, ocorrida...