10 dezembro 2025, 22:35
Mais
    InícioVale do SousaParedesPAREDES APROVA ORÇAMENTO MUNICIPAL DE 105,2 MILHÕES PARA 2026

    PAREDES APROVA ORÇAMENTO MUNICIPAL DE 105,2 MILHÕES PARA 2026

    Published on

    A Câmara Municipal de Paredes aprovou, na sexta-feira, 5 de dezembro, o Orçamento Municipal para 2026, no valor global de 105.203.177 euros. A proposta recebeu os votos favoráveis do PS e os votos contra do PSD.

    Do montante total, 68,3 milhões de euros destinam-se ao orçamento corrente e 36,8 milhões de euros ao orçamento de capital.

    O presidente da autarquia, Alexandre Almeida, destaca que se trata de “um orçamento de continuidade”, assente na manutenção de baixos níveis de fiscalidade para famílias e empresas, e focado no investimento distribuído pelas freguesias e nas áreas sociais.

    Entre as prioridades apontadas pelo executivo estão o apoio ao parque habitacional, o reforço dos apoios às IPSS — acima de meio milhão de euros — e novas respostas sociais, como o apoio domiciliário a idosos isolados.

    O município prevê ainda dar seguimento aos projetos financiados pelo PRR, com a conclusão das intervenções no Museu do Mobiliário de Paredes (Vilela) e na Casa-Museu Daniel Faria (Baltar), bem como a reabilitação da Escola Básica de Paredes e da Unidade de Saúde Edifício “Paredes”. Em 2026 arrancam também as obras nas escolas de Sobreira e Daniel Faria (Baltar).

    No âmbito do Portugal 2030, avançam a construção dos Parques Urbanos de Gandra e Baltar, bem como novas infraestruturas culturais e de lazer, como o Multiusos Cultural de Rebordosa, o Parque de Campismo de Alvre, a requalificação do Mercado de Lordelo e a criação do Corredor Geológico da Senhora do Salto, que incluirá uma nova ponte pedonal.

    As Zonas Industriais de Lordelo e Parada de Baltar continuarão a ser alvo de expansão e melhoria de acessibilidades, com rede de água, saneamento e novos arruamentos.

    A autarquia reafirma que estes investimentos serão executados sem aumentar a carga fiscal. A taxa de IMI mantém-se no mínimo legal (0,3%), e permanece a isenção de Derrama para micro e pequenas empresas com faturação até 150 mil euros.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    DELEGAÇÃO DE PALERMO VISITA PENAFIEL AO ABRIGO DO PROGRAMA ERASMUS+

    O Município de Penafiel recebeu, no Salão Nobre da Câmara, uma comitiva do Liceo Benedetto Croce, de...

    BOLSAS DE ENSINO SUPERIOR DE FELGUEIRAS: CANDIDATURAS ARRANCAM EM JANEIRO

    O Município de Felgueiras vai abrir, entre 1 e 31 de janeiro de 2026,...

    INSCRIÇÕES PARA O BTT E CAMINHADA DE NATAL TERMINAM HOJE EM CASTELO DE PAIVA

    Termina hoje o prazo das inscrições para a 12ª edição da iniciativa “BTT e...

    PENAFIEL RECEBE OFICINAS DE NATAL PARA CRIANÇAS NA ROTA DO ROMÂNICO

    O Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel, vai acolher no próximo...

    FELGUEIRAS CELEBRA O ESPÍRITO NATALÍCIO COM CAMINHADA DE NATAL NO DIA 18

    A magia da época vai ganhar movimento em Felgueiras com a Caminhada de Natal 2025,...