Erasmus+ continua a proporcionar viagens de sonho aos alunos e neste caso isso aconteceu com alunos do Agrupamento de Escolas de Dr. Mário Fonseca, acompanhadas por duas professoras e uma psicóloga. No âmbito do programa Erasmus+, realizaram recentemente uma visita ao município de Almendralejo, província de Badajoz, comunidade autónoma da Estremadura. Na Escola, a equipa teve a oportunidade de contactar com os métodos de ensino e aprendizagem desta comunidade, no IES Arroyo Harmina.
Os alunos, professoras e psicóloga puderam conhecer o funcionamento da escola e participar nas aulas e reuniões, observando a forma de aprender dos seus colegas, diferente da realidade portuguesa. Beneficiaram de momentos de grande enriquecimento e a prática da língua espanhola.
Entre outras atividades, os alunos e professores foram recebidos pelo alcaide no Ayuntamiento, numa receção de boas-vindas e depois foram guiados por uma visita a Almendralejo, destacando-se a visita á estação arqueológica de Huerta Montero.
Visitaram na cidade de Mérida o seu centro histórico e em Cáceres o centro histórico e o Museu de Arte Contemporânea Edgar de Alvear. Por último, participaram alunos e professoras numa sessão de rádio na escola, onde fizeram um balanço da experiência Erasmus, nas duas línguas.
No final, o que mais foi destacado pelas participantes nesta visita foram a simpatia e a hospitalidade das famílias, dos pais e dos professores locais, que, desde o primeiro momento, receberam o grupo português com grande calor humano. Além da visita à escola, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer Almendralejo os seus hábitos, costumes e a sua cultura.
Como forma de balanço, os alunos, professoras e psicóloga destacam sobretudo a forma como foram acolhidos nas casas das famílias e na escola. Esta experiência enriquecedora permitiu conhecer diferentes realidades culturais e educativas, reforçando que, apesar da distância, somos todos iguais nas nossas diferenças.

