O Município de Paredes apresentou, esta sexta-feira, 19 de dezembro, o balanço dos incêndios rurais registados em 2025 e as medidas de prevenção para o próximo ano, durante a reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal.
O Vice-Presidente da Câmara e Vereador da Proteção Civil, Francisco Leal, destacou que, embora o número de ocorrências tenha aumentado — de 100 em 2024 para 246 em 2025 —, a área ardida caiu significativamente, passando de 3977,57 hectares para 740,67 hectares. A freguesia de Duas Igrejas registou o maior número de incêndios, com 42 ocorrências, enquanto o maior fogo do ano aconteceu em Recarei, a 30 de julho, atingindo mais de 650 hectares.
Ao longo do ano o Gabinete Técnico Florestal de Paredes desenvolveu diversas ações de prevenção, incluindo mais de 1800 registos de limpeza de terrenos, 54 processos de árvores em riscos, 12 cortes e podas de sobreiros, além de ações de fogo controlado, acompanhamento de limpezas de beneficiação de caminhos e apoio em incêndios rurais.
Para 2026, o município prepara uma estratégia de reforço da prevenção e vigilância. Entre as ações previstas estão campanhas de sensibilização nas áreas com maior risco, gestão de combustível em locais prioritários, beneficiação da rede viária florestal em parceria com os bombeiros, manutenção e construção de pontos de água estratégicos, fogo controlado em zonas chave, otimização da videovigilância e reforço de rescaldo.
A reunião contou com a presença de diversos agentes de proteção civil do concelho, incluindo GNR – UEPS e SEPNA, bombeiros, Cruz Vermelha, Associação Florestal do Vale do Sousa (AFVS), a empresa Navigator e Sérgio Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Recarei.


