A IX Semana Gastronómica do Capão à Freamunde terminou na passada quinta-feira, com um jantar de gala durante o qual foram conhecidos os vencedores do Concurso. O primeiro prémio foi conquistado pelo Restaurante Aidê. Em segundo lugar ficou o estreante Restaurante Garrafeira Monte do Campelo e o terceiro lugar foi atribuído ao Restaurante A Presa.
A participar no concurso estiveram oito estabelecimentos de restauração e mais de duas centenas de pessoas juntaram-se ao jantar de gala que encerra a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde.
Na cerimónia, Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, recordou o caminho que o Capão à Freamunde percorreu, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para promover o capão à Freamunde, em especial ao gastrónomo Fernando Melo.
Sobre o tema da criação da Sala de Abate para o capão, Humberto Brito deu nota de que a autarquia aprovou, em reunião de Câmara, a atribuição de um subsídio para a concretização deste projeto. “Aqui estamos a dizer sim ao processo de evolução do Capão à Freamunde”, assegurou, garantindo que é esta postura de apoio que pretendem manter, porque “o Capão à Freamunde é de todos”, concluiu.
Arménio Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Freamunde destacou a importância do Capão à Freamunde na identidade da comunidade local, que coloca a cidade de Freamunde “como uma referência de excelência na culinária em Portugal”.