08 outubro 2025, 01:48
Mais
    InícioVale do SousaPaços de FerreiraDesagregação de freguesias tema de debate entre PS e PSD

    Desagregação de freguesias tema de debate entre PS e PSD

    Published on

    A questão da desagregação das freguesias de Paços de Ferreira, Modelos, Sanfins, Lamoso e Codessos continua a gerar controvérsia entre o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) de Paços de Ferreira.

    Em comunicado, o Partido Socialista de Paços de Ferreira acusou o PSD de ter votado, em conjunto com o Chega, contra a desagregação das freguesias referidas, considerando um “claro desrespeito pela vontade expressa da população, que ao longo dos últimos anos tem manifestado, de forma inequívoca, o desejo de ver as suas freguesias desagregadas”.

    O partido referiu ainda que a desagregação das freguesias é essencial para o “desenvolvimento local e para a promoção de uma gestão mais próxima e eficaz das necessidades dos cidadãos”, acusando os sociais democratas de “ignorar as vozes de quem realmente vive e trabalha nestas comunidades”. No comunicado, o PS apelou à mobilização dos cidadãos para “exigir representatividade e decisões que realmente reflitam as necessidades e anseios da população”.

    Por outro lado, o Partido Social Democrata de Paços de Ferreira, em comunicado, contestou a acusação do PS e afirmou que “nenhum partido, incluindo PS, PCP, PSD e Chega, aprovou as propostas relativas a Paços de Ferreira, Modelos, Sanfins, Lamoso e Codessos, devido à insuficiência técnica dos processos apresentados”.

    “A responsabilidade pelos processos mal instruídos recai sobre a Câmara Municipal, liderada pelo Dr. Humberto Brito, que falhou em garantir a sua qualidade técnica, prejudicando as populações”, referiu o PSD.

    O partido explicou que votou favoravelmente a desagregação de Frazão e Arreigada, apoiando as legítimas aspirações das populações. Contudo, criticou a gestão do processo pela câmara municipal, sugerindo que o presidente “assuma responsabilidades e reúna com as juntas de freguesia para corrigir as falhas técnicas”. O PSD concluiu o comunicado dizendo que já solicitou uma reunião urgente com o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, para procurar “encontrar uma solução para a viabilização da desagregação destas freguesias”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    LOUSADA ENTRE OS PARTICIPANTES DO COP30 NO BRASIL

    Lousada vai marcar presença na COP30, a conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas...

    PENAFIEL RECEBE APOIO PARA RECUPERAR ÁREAS PELOS INCÊNDIOS

    O município de Penafiel vai beneficiar do programa "Territórios Resilientes", que prevê apoios destinados...

    MERCADONA VOLTA A APOIAR O BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

    A Mercadona renovou o seu apoio à campanha do Banco Solidário Animal (BSA), uma...

    SKATE PARK DE PAREDES PRONTO ATÉ AO FINAL DO ANO

    Já arrancaram as obras do futuro Skate Park de Paredes, um equipamento que ficará...

    MUSEU CASA DO ASSENTO RECEBE CRIANÇAS PARA EXPERIÊNCIA COM O PÃO

    O Museu Casa do Assento, em Friande, foi palco de uma atividade educativa que...