14 janeiro 2026, 18:25
Mais
    InícioVale do SousaFelgueirasAprovado orçamento municipal para 2025 em Felgueiras

    Aprovado orçamento municipal para 2025 em Felgueiras

    Published on

    A Câmara Municipal de Felgueiras aprovou, em reunião de executivo, o orçamento municipal no valor de 79.8 milhões de euros.

    Na apresentação do documento o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, mencionou que a autarquia “continua com determinação para fazer de Felgueiras um concelho melhor, com uma dinâmica local, direcionada para as famílias, para as crianças, para os jovens, para os seniores, para os mais vulneráveis, para os trabalhadores, para a atratividade do investimento externo e nunca esquecendo o crescimento e desenvolvimento da economia local”. 

    O autarca mencionou que o orçamento é “assente numa perspetiva credível e realista que permite a sua capacidade de execução e garante a sustentabilidade económica e financeira do Município de Felgueiras”. 

    O Orçamento Municipal apresenta a menor carga fiscal de sempre para os felgueirenses. O IMI mantém-se fixo no valor mínimo definido por lei.

    “Estas reduções de taxas/impostos, a maior alguma vez feita por qualquer executivo (apesar de se traduzir numa quebra efetiva de receita nos últimos anos superior a 16 M€, é, de forma clara, um enorme apoio às nossas empresas e famílias, inserida numa lógica e numa prática de contas certas”, sublinhou o presidente da autarquia.

    Um dos maiores investimentos programados para o próximo ano destina-se às freguesias. Para além dos valores dos acordos de execução que, desde 2017, tiveram um aumento de 30%, e dos contratos interadministrativos, está previsto neste orçamento um reforço do investimento de 1.6 milhões de euros para a manutenção da Rede Viária e Acessibilidades das 32 freguesias do concelho, em que a Câmara Municipal disponibilizará 45 mil euros para cada junta de freguesia e os restantes 5 mil euros serão assegurados por cada uma delas.

    Nuno Fonseca refere que “sabe bem o desgaste que as vias têm tido com a intervenção nunca vista no saneamento, mas que após a sua consolidação permite avançar com a requalificação destas vias, entre outras igualmente importantes”.

    No que respeita ao Desporto, a autarquia pretende manter as provas de referência nacional.  Haverá mais apoios financeiros ao associativismo desportivo. 

    Analisando o orçamento para 2025, constata-se a previsão da requalificação de alguns equipamentos desportivos, nomeadamente das zonas desportivas de Felgueiras e da Lixa, das piscinas de Felgueiras e Lixa, entre outros equipamentos.

    Pode verificar-se que o executivo municipal, em 2025, pretende continuar a apostar numa maior oferta de espaços de atividades económicas (zonas de acolhimento empresarial, sobressaindo a do Alto das Barrancas, Cabeça de Porca e outras), prevendo mecanismos de incentivo à relocalização industrial e ao emprego qualificado.

    Nuno Fonseca terminou a apresentação deste importante documento para a gestão municipal do próximo ano, salientando o seguinte: “Somos ambiciosos e acreditamos que Felgueiras e os Felgueirenses nos acompanham neste esforço de colocar a nossa terra em primeiro ou à frente de todos os outros concelhos, dando continuidade ao nosso projeto, sério, realista e de contas equilibradas”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    LOUSADENSE MARIA ALVES, DO CCD ORDEM, REPRESENTA PORTUGAL SUB-17 EM FUTSAL

    A jovem atleta lousadense Maria Alves, do CCD Ordem, equipa do concelho de Lousada,...

    CENTRO DE SAÚDE DE LUSTOSA ALVO DE INTERVENÇÃO PARA MELHORIAS NOS CUIDADOS DE SAÚDE

    O Centro de Saúde de Lustosa, no concelho de Lousada está a ser alvo...

    REABILITAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA DE SANTA MARGARIDA CRIA NOVA UNIDADE DE SAÚDE OCUPACIONAL EM LOUSADA

    A antiga Escola Básica de Santa Margarida está a ser alvo de uma profunda...

    CENTRO CULTURAL DE PAREDES ABRE COM “AMIGOS DA TRETA” A 17 DE JANEIRO

    O Grande Auditório do Centro Cultural de Paredes (CCP) recebe, este sábado, 17 de...

    MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS LANÇA CAMPANHA “JANEIRO SEM ÁLCOOL”

    O Município de Felgueiras associou-se à Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF)...